Como controlar os gastos com o 13° salário

26 de novembro de 2013 - Por

o que fazer para o 13° salário render

quem ama, compartilha!

O mês está quase acabando e aposto que você não vê a hora de colocar as mãos na primeira parcela do seu 13° salário! A entrada de uma grana a mais na conta com certeza trazem mais alegria do que as próprias festas de fim de ano. O grande problema é não ceder à tentação de gastar tudo de uma só vez com as despesas extras que também aparecem nessa época.

Antes de fazer as contas de quanto deve entrar no seu bolso, avalie sua situação financeira atual. A forma como você vai direcionar o dinheiro depende de quais são as reais prioridades neste momento. Sendo assim, vamos falar sobre algumas formas de aproveitar bem o pagamento extra.

Endividadas

Se a sua conta bancária estiver mais vermelha que o normal, esqueça a possibilidade de colocar a mão nesse dinheiro para comprar presentes, planejar réveillon paradisíaco ou fazer grandes festas. Gastar o dinheiro e esquecer de quitar suas pendências não fará com o que o problema deixe de existir, a dor de cabeça simplesmente será adiada para janeiro, com um volume ainda maior de despesas para pagar.

Priorize o dinheiro para o pagamento de dívidas com cheque especial ou cartão de crédito (crédito rotativo). O dinheiro do 13° pode não fazer o milagre de eliminar todas as suas pendências, mas pode ser o que você precisa para ficar livre dessas duas modalidades, que são verdadeiras bolas de neve!

Não se esqueça de negociar a dívida, já que existe a possibilidade de migrar a pendência para outro banco, com melhores condições de pagamento, não custa nada tentar, correto?

o que fazer para o 13° salário render

Equilíbrio

Se você tem algumas dívidas para pagar, mas está conseguindo manter as parcelas em dia, já dá para pensar em dividir o 13° entre as obrigações e as alegrias. Aproveite para separar o que será preciso para as contas de janeiro (IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, etc) e separe outra parte do salário para as despesas de fim de ano. Ainda que você não abuse nos gastos, fazendo assim dá para garantir um natal e um réveillon mais tranquilo.

Contas em dia

Se você conseguiu chegar até o fim do ano sem dívidas, é hora de comemorar! É bem possível que você praticamente todo o seu 13° com as festas, viagens e presentes. Ainda assim, não se esqueça de separar um montante para colocar em alguma aplicação, é uma forma de garantir que você mantenha a disciplina de manter uma reserva e não ficar no vermelho.

Para evitar que seu dinheiro não evapore muito rápido, evite fazer as compras natalinas de última hora. Aproveite as vantagens de lojas mais vazias e preços melhores. Vale também procurar por pacotes promocionais na hora de planejar a viagem de réveillon.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

educacao-financeira-pais-de-primeira-viagem 01

19 de fevereiro de 2019

Dar exemplo é apenas a primeira dica para pais de primeira viagem ensinar educação financeira para crianças. Carol Sandler ensina aqui outros segredos fáceis de aplicar!

despesas-variaveis-orcamento

18 de fevereiro de 2019

Conta de luz e supermercado são chamados custos variáveis, que mudam todo mês. Como separar grana pra eles no orçamento? O segredo é anotar tudo. Entenda!

quem-manda-voce-ou-seu-dinheiro 01

14 de fevereiro de 2019

Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas