Como diferenciar despesa fixa de essencial no orçamento?

22 de março de 2019 - Por

despesas-fixas-ou-essenciais-orcamento-50-30-20

quem ama, compartilha!

Você sabe qual é a diferença entre uma despesa fixa e uma despesa essencial? Essa dúvida é especialmente recorrente entre quem segue o método 50/30/20 – no qual 50% da renda líquida vai para os itens essenciais, tais como moradia, supermercado, saúde e transporte.

Entender a diferença entre estes dois tipos de gastos é fundamental para organizar seu orçamento de verdade. Por que? Vamos supor que você não vive sem manicure e faz as unhas a cada 15 dias. Esta é uma despesa essencial ou fixa?

No orçamento, nem toda despesa fixa é essencial

Quando estabelecemos que todos os gastos fixos são essenciais, acabamos encontrando uma boa desculpa para não reduzir gastos onde poderíamos.

Para que isso não aconteça mais no seu orçamento pessoal, Carol Sandler explica a diferença entre estes dois tipos de gastos de uma vez por todas. Confira!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

vídeo-10-gastos-morando-sozinha-de-compras-desnecessárias

23 de julho de 2019

Morar sozinha é um grande passo na vida de uma mulher, mas a empolgação com a organização da própria casa pode te levar a cometer alguns excessos com gastos desnecessários. Temos aqui uma lista de compras supérfluas para evitar e não prejudicar o seu orçamento. Caneta e papel na mão! Embalagens Se antes você morava […]

orcamento-para-casais-01

14 de março de 2019

Sabia que brigas por dinheiro são as maiores causas de divórcios? O primeiro passo é falar sobre isso e ter um orçamento bem planejado. Veja como.

carnaval-ressaca-financeira

7 de março de 2019

Gastou demais no Carnaval e ficou com aquela ressaca financeira? Se endividou? Calma! O primeiro passo é ver o tamanho do estrago. Veja outras dicas fáceis.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas