25 de janeiro de 2019 - Por carolinaruhman
Fazer compras é uma delícia mas, se você não tomar cuidado e souber como economizar dinheiro, pode acabar exagerando e prejudicando seu orçamento. O segredo para não deixar isso acontecer está na forma que você se comporta ao comprar algo, seja no shopping ou supermercado.
Existem 4 perguntas básicas que você deve se fazer antes de colocar um produto na cesta. Veja quais são e economize!
Vamos dizer que você queira comprar uma bolsa nova. Você precisa se perguntar se você realmente precisa daquela bolsa ou se está apenas agindo por impulso. A gente entende que uma maxi-bolsa é uma coisa e uma clutch é outra. Mas se as suas bolsas estão lindas e novas ainda, por que não tentar segurar um pouco o desejo e poupar esse dinheiro para o futuro? Pode ser a melhor maneira de comprar uma bolsa ainda mais bacana mais para frente.
Se você já sabe o que você quer, aproveite para buscar outras opções em outras lojas. Faça uma pesquisa de preços, para te ajudar a ver se você consegue encontrar alternativas iguais ou parecidas e mais baratas (que valham a pena, por favor!). Dê um Google, aproveite e passe no Buscapé ou Zoom, veja os e-commerces – quem sabe você não consegue encontrar a blusa que você queria com um descontinho?
Você precisa pesquisar e entender como você pode ganhar vantagens na hora de fazer a compra. Sempre peça desconto se for pagar à vista. Se for parcelar, pense bem para não cair em alguma armadilha – pode parecer que 4 parcelas de R$ 100 não terão tanto impacto na sua vida, mas depois é a sua fatura do cartão que já começa todos os meses em um outro patamar, durante alguns meses. Como pensar em poupar, se todo mês você ainda está pagando pelas compras realizadas nos meses anteriores?
Esse é o pulo do gato. Se você não tiver dinheiro para pagar à vista, é o caso de ver se você não pode esperar para juntar o dinheiro para aquela compra antes de comprar e ter que dividir em tantas vezes. Se você economiza para comprar algo, os juros trabalham a seu favor: você vai precisar de menos tempo do que imagina e de menos dinheiro para comprar aquela blusa nova, graças ao rendimento dos juros na sua poupança. Por outro lado, se você se financia e compra parcelado (ou pior, entra no cheque especial ou na dívida com o cartão), os juros jogam contra e só aumentam o valor da sua dívida. Fora que o gostinho de comprar algo depois de algum tempo poupando é outro!
Essas dicas valem para tudo. É claro que comprar um carro é totalmente diferente de comprar um batom. Mas com estes princípios básicos, você consegue ter um norte melhor na hora de decidir comprar o que quiser.
Fotos: AdobeStock e TENOR
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
22 de novembro de 2019
A Black Friday está chegando e você precisa ter cautela para não ficar no vermelho. Temos dicas para economizar e fazer boas compras. Confira!
30 de outubro de 2019
Gastar dinheiro sempre que tiver um dia difícil ou conseguir uma promoção no trabalho, pode prejudicar muito o seu orçamento. Saiba como evitar!
12 de setembro de 2019
É comum pensar que uma compra vale a pena para justificar qualquer gasto que não estava planejado no orçamento, mas você já parou para refletir se aquela compra é válida mesmo? Fazer compras é uma delícia contudo, se você não tomar cuidado pode acabar extrapolando e gastando o que não pode. Para economizar e evitar […]