Como fica a jornada de trabalho durante os jogos de futebol da Copa do Mundo

19 de junho de 2018 - Por

copa-do-mundo-jornada-de-trabalho-jogos-de-futebol 01

quem ama, compartilha!

A cada quatro anos, muitos funcionários e patrões travam uma batalha para definir como fica a jornada de trabalho em época de Copa do Mundo. Neste ano não seria diferente, pois os jogos do Brasil coincidem com o horário comercial. Para resolver esse impasse, é preciso contar com muita conversa e respaldo na lei trabalhista.

A princípio, a notícia não é muito animadora. “Não temos respaldo na legislação trabalhista para sermos liberados da jornada de trabalho no dia ou no horário dos jogos do Brasil”, afirma Cintia Lima, advogada trabalhista. Porém, isso não quer dizer que não haja possibilidades no meio de campo.

Como assistir os jogos da Copa do Mundo

Essa é a hora de você trabalhar o discurso e negociar com a empresa que trabalha, procurando um acordo de compensação de horas de trabalho. Aqui já é permitido comemorar um pouco, afinal, existe respaldo na legislação trabalhista para que isso ocorra.

“Qualquer colaborador, individualmente, pode fazer um acordo de compensação das horas de trabalho com o seu empregador, de acordo com o artigo 59, §2º, da CLT, contanto que haja concordância do empregador, evidentemente”, diz Victor Sousa do Nascimento, advogado associado no Escritório Martins Cabeleira e Lacerda Advogados. Nascimento conta que esse acordo também pode ser feito por meio da comissão de representantes dos funcionários nas empresas em que ela tiver sido instituída ou pelo Sindicato representante da categoria.

Se a empresa que você trabalha é adepta ao banco de horas, este também pode ser um recurso interessante. Assim, tanto pode ocorrer um abatimento do saldo positivo, caso haja, quanto o lançamento de débito de horas que deixaram de ser trabalhadas – e, neste caso, você deverá compensá-las depois.

copa-do-mundo-jornada-de-trabalho-jogos-de-futebol 02

“De qualquer forma, é importante ressaltar que a compensação das horas de trabalho depende da anuência do empregador, por ser ele quem define quando e como serão compensadas as horas de trabalho”, reforça Nascimento.

De olho na jornada de trabalho

Se essa tática não der certo, nada de sair mais cedo ou entrar mais tarde para assistir os jogos – isso representa uma conduta irregular no âmbito do contrato de trabalho.

Tome cuidado, ainda, para não ser flagrada assistindo a partida escondida. “Isso pode gerar uma demissão por justa causa”, alerta Lima. Inventar uma desculpa ou mentir também é falta gravíssima e também pode acarretar em cartão vermelho.

Para se resguardar, é importante que você tenha a permissão do empregador por escrito. Lembre-se de que quem determina essa questão é a empresa.

Copa do Mundo na firma: cuidado para não pagar mico

Uma alternativa que muitos empregadores estão adotando é disponibilizar uma televisão para que todos assistam a partida e, depois, voltem aos postos de trabalho. A medida é uma mão na roda, mas não se iluda: você ainda estará em ambiente de trabalho e, portanto, deverá se comportar como tal.

“Assim, todas as regras de conduta impostas pela empresa devem ser observadas. Os funcionários podem descansar, conversar, mas não podem, por exemplo, ingerir bebidas alcoólicas”, enfatiza Nascimento. Se combinar direitinho, vai ter Copa pra todo mundo – e, se a sua empresa não liberar os jogos de forma alguma, o jeito vai ser acompanhar os melhores lances pelas redes sociais mais tarde.

Fotos: Fotolia e Tenor

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

amamentacao-aleitamento-materno-dificuldades 01

16 de outubro de 2018

Qual mãe nunca ouviu besteira durante a amamentação, ou acordou de madrugada, mesmo cansada, para o aleitamento materno? Mães reais contam suas maiores dificuldades e pediatra esclarece como superá-las.

lesbofobia-dia-visibilidade-lesbica

29 de agosto de 2018

Jornalistas, produtoras culturais, administradoras: nenhuma mulher lésbica está imune à lesbofobia, que é o preconceito por sua orientação sexual. Neste Dia da Visibilidade Lésbica, contamos histórias dessas mulheres para que nenhuma seja invisibilizada.

pagar-quitar-divida-pis-pasep 01

21 de agosto de 2018

Se você recebeu sua grana do PIS ou Pasep e precisa quitar dívidas, FAÇA ISSO! Existe o jeito certo para aproveitar esse dinheiro ao máximo, descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas