Como ficam os meus investimentos com os juros em queda?

28 de agosto de 2017 - Por

selic_investimentos

quem ama, compartilha!

O processo de queda da Selic, hoje em 9,25% ao ano, tem deixado muita gente preocupada com a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa – que nos últimos anos apresentaram ótimos resultados. Os cortes na taxa básica de juros da economia brasileira têm impacto direto sobre a rentabilidade de ativos como CBDs, LCIs e LCAs e, nesse cenário, a poupança volta a ganhar atratividade.

Isso não significa, entretanto, que é preciso jogar tudo para o ar e abandonar os seus investimentos. O momento, agora, apenas exige que você redobre a sua atenção a alguns pontos. Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, fatores como rentabilidade oferecida, prazo em que pretende resgatar o seu dinheiro e desconto de Imposto de Renda devem ser colocados na balança.

Quer ver? Abaixo trazemos uma simulação feita pela B3 que compara o comportamento de alguns investimentos para os próximos anos.

CDB x LCI/LCA x poupança

Para a simulação, foi considerado um investimento feito em 1º de agosto deste ano com um aporte inicial de R$ 10 mil. No caso do CDB, no qual há desconto de IR, já foi considerada a sua rentabilidade líquida, ou seja, com o IR descontado.

[table id=34 /]

[table id=35 /]

selic_investimentos_interna

Pelos cálculos, podemos ver que, para o prazo de um ano, um ativo isento de IR – como LCI e LCA – ganha da poupança se sua rentabilidade estiver em ao menos 90% do DI. O mesmo é válido para um CDB com rentabilidade de 100%.

Já quando considerado um prazo de dois anos, o LCI/LCA com remuneração de 80% e o CDB de 90% também conseguem um resultado mais atrativo do que o da caderneta.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro
Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

como-mudar-de-vida-juntar-dinheiro-50-reais

1 de julho de 2019

É possível mudar de vida DE VERDADE juntando apenas R$ 50 por mês se você investir corretamente. Carol Sandler mostra como é fácil, confira!

erro-dinheiro-inflacao-investimentos-01

9 de maio de 2019

A regra básica na hora de cuidar das suas finanças: dinheiro parado é dinheiro perdido. Você perde para a inflação e ainda deixa de ganhar.

como-investir-dinheiro-perguntas 01

17 de abril de 2019

Se você quer investir dinheiro, mas não sabe por onde começar, esse texto é para você! Entenda como investir, onde investir e escolher o melhor investimento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas