Como investir bem o dinheiro do PIS/Pasep

21 de junho de 2018 - Por

pis-pasep

quem ama, compartilha!

Se você teve carteira assinada ou foi funcionária pública nas décadas de 70 e 80, fique atenta: o presidente Michel Temer sancionou uma lei que amplia o direito aos saques do PIS/Pasep a beneficiários de todas as idades. Essa é uma boa oportunidade para você investir dinheiro e realizar os seus sonhos.

A partir de agora, quem trabalhou entre 1971 e 1988 receberá o benefício. Até então, apenas aposentados e maiores de 60 anos podiam sacar o dinheiro. Com as novas regras, quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar o valor arrecadado pelo PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – que paga o abono salarial e o seguro-desemprego – e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Quem tem idades entre 57 e 59 anos terão até 29 de junho para sacar o dinheiro. Já o pagamento para todas as idades ocorrerá entre 14 de agosto e 28 de setembro. Quem tem conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil receberá o depósito em 8 de agosto, independentemente da idade.

Para saber mais informações sobre documentação, prazos e número do benefício, clique aqui.

“Os benefícios do PIS e FGTS muitas vezes são utilizados de forma descontrolada por muita gente que, ao receber um pouquinho de dinheiro a mais, sai logo gastando sem planejamento. Esse direito do trabalhador é uma boa oportunidade para renegociar dívidas, abastecer uma poupança emergencial ou até para realizar um investimento”, comenta Cátia Vita, advogada de direito previdenciário.

Recebeu o benefício? Faça planos e conquiste os seus sonhos

Receber dinheiro extra é sempre motivo de alegria na vida de qualquer trabalhadora. Esse dinheiro, que você trabalhou durantes anos para conquistar, pode te deixar mais próxima de realizar os seus sonhos.

“Nesse caso, o recomendável é investir esse dinheiro enquanto os planos ainda estão sendo elaborados – isso porque existe um custo de oportunidade em deixar o dinheiro parado. Caso a trabalhadora não tenha nenhuma dívida urgente para quitar no período, espere até o 8 de agosto para fazer o saque. Assim, ela terá o benefício do rendimento anual da conta, ou seja, receberá mais dinheiro”, pontua Francis Wagner, CEO e fundador do App Renda Fixa.

Depois de receber o dinheiro, é necessário que sejam feitas três perguntas: qual o valor do seu sonho? Em quanto tempo pretende realizá-lo? Qual o valor que está disposta a abrir mão para realizar esse objetivo? Com tudo isso em mente, fica mais fácil partir para a ação.

Se ele for, por exemplo, fazer uma viagem daqui a um ano e você puder utilizar totalmente o valor do seu PIS/Pasep, considere aplicar o dinheiro em um investimento com mais segurança, liquidez diária ou que tenha o prazo de resgate dentro desse período.

Por outro lado, é importante planejar o uso do valor considerando a sua situação financeira atual. Para as que estão endividadas, o conselho de Cátia é fazer um planejamento para quitar tudo. “É preciso analisar todas as contas e priorizar as essenciais, que correspondem a serviços que podem ser cortados, como energia elétrica, água e aluguel, e as que possuem as maiores taxas, como cheque especial e cartão de crédito.”

realizar-sonhos

Se você está com a conta no azul, mas não tem dinheiro guardado, utilizar o benefício para criar uma reserva de emergência pode ser uma boa saída. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã e precisamos estar preparadas. Outra opção é aproveitar esse momento para planejar uma aposentadoria sustentável.

Para sonhos de longo prazo, invista

Sabe aqueles sonhos que precisamos de mais tempo para conquistá-los, como quitar o financiamento da casa própria? Independentemente do valor que você receberá de benefício neste ano, é importante fazer essa grana render.

Alguns investimentos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA, possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para valores de até R$250 mil por CPF – vale a pena relembrar as novas regras do FGC. Já os Títulos do Tesouro Direto são lastreados no Tesouro Nacional.

“Resgatar o dinheiro do PIS/Pasep para aplicar em um investimento com rendimento superior pode ser uma excelente estratégia. O primeiro passo é sempre avaliar o perfil de risco e pensar nos objetivos para aquele dinheiro. Com isso, fica mais fácil escolher o produto financeiro. A rentabilidade nunca deve ser o único critério de decisão na hora de escolher um investimento”, conclui Wagner.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas