Como investir de acordo com o seu perfil de investidora

21 de janeiro de 2020 - Por

como-investir-de-acordo-com-o-seu-perfil-de-investidora

quem ama, compartilha!

Com certeza você já pensou ou ouviu que deveria investir – afinal, dinheiro parado é um convite para gastar e perder o controle financeiro. No entanto, muito provavelmente você deve se perguntar como investir ou se deveria aceitar a sugestão da sua gerente do banco. Infelizmente, a cultura do investimento ainda é pouco explorada no Brasil e muitas pessoas não sabem qual a melhor forma de aplicar seus recursos. Trazemos a seguir algumas dicas sobre como investir.

Avalie sua vida financeira e objetivos

O primeiro passo para investir é entender suas finanças, despesas, recursos disponíveis para fazer o primeiro investimento e se deseja aplicar mensalmente. Também é importante definir seus objetivos para escolher o melhor tipo de aplicação.

Conheça o seu perfil de investidora

O teste suitability identifica qual a sua tolerância ao risco para ganhar dinheiro. É um instrumento fundamental que direciona a investidora para as aplicações financeiras compatíveis com seu perfil de risco, evitando situações de estresse, ansiedade e erros na hora de investir.

Existem três classificações para o perfil de investidor: conservador que prioriza a segurança do seu dinheiro e prefere aplicações com retorno a longo prazo; moderado aceita algum tipo de risco para ter rentabilidade acima da média com ganhos de médio e longo prazo e o arrojado que costuma ter mais conhecimento sobre o mercado financeiro e suporta qualquer risco para ter rentabilidade.

Como montar uma carteira de investimentos?

Após definir o perfil de investidora, é necessário ter uma estratégia para montar uma carteira de investimentos de acordo com o seu objetivo e recursos. Geralmente, no mundo dos investimentos, é indicado diversificar para aumentar a rentabilidade e diluir os riscos Afinal, se acontecer algum imprevisto e você perder dinheiro em uma aplicação, terá outras para assegurar os ganhos. Com a ajuda de um assessor de investimentos, você pode pensar quanto pode deixar em Renda Fixa (mais seguro, mas com menor retorno), quanto pode colocar na Renda Variável (mais arriscado, mas com maior chance de rendimentos maiores).

O mais importante aqui é entender que montar uma carteira de investimentos exige uma análise criteriosa do seu perfil investidora e objetivos. A Ella’s Investimentos – assessoria voltada para mulheres e diversidade – conta um time especializado para te ajudar a elaborar um portfólio diversificado.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

5-perguntas-para-fazer-a-sua-assessora-de-investimentos

23 de janeiro de 2020

Se você tem dúvidas sobre como investir e qual o melhor investimento, não fique preocupada. Sua assessora de investimentos pode te ajudar. Descubra!

diversificar-investimentos-carteira-de-investimentos

21 de julho de 2017

Não é preciso ter muito dinheiro para ampliar sua carteira de investimentos. Carol Ruhman Sandler mostra como ela diversifica suas aplicações de um jeito simples e fácil, aprenda!

investimentos_exterior

7 de junho de 2017

Se você tem curiosidade de acessar investimentos no exterior, veja se essa opção cabe no seu bolso e objetivos.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas