Como investir em uma franquia?

26 de fevereiro de 2014 - Por

o que fazer para abrir uma franquia

quem ama, compartilha!

Já teve interesse em abrir uma franquia, mas acabou desanimando por não entender do assunto? Então é hora de mudar de postura e aprender quais são os passos que você deve seguir para tornar-se uma franqueada de sucesso. Assim como qualquer empreendimento, o investimento em uma franquia requer determinação, pesquisa de mercado e bons conhecimentos de gestão.

Objetivos

Antes de mais nada, vamos começar traçando seus objetivos. Analise qual é o montante de dinheiro que você tem disponível para investir, em qual segmento você deseja atuar, quanto de retorno pretende ter e em qual prazo. Tudo isso é importante para que você tenha um “filtro” na hora de escolher a franquia em que vai investir.

Para lhe ajudar nesta empreitada, vale a pena entrar em contato com o pessoal da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No próprio site da instituição você consegue fazer uma pesquisa detalhada das franquias mais bem conceituadas, quais os investimentos são possíveis de acordo com o dinheiro que você tem, entre outros detalhamentos.

Não deixe de entrar em contato com a associação para tirar todas as dúvidas que você tiver sobre a abertura de franquias.

Conheça bem o seu investimento

Segunda etapa de sua pesquisa: ir a campo. Escolheu qual franquia você pretende abrir? Então é hora de visitar o maior número de lojas possíveis, conversar com outros franqueadores, colher depoimentos, identificar os problemas e as vantagens daquele investimento.

Visite também a fábrica daquela franquia, entenda a filosofia da empresa e avalie se ela é compatível com o que você espera. Antes de escolher o ponto comercial, converse com os consultores daquela rede, muitas vezes eles mesmos vão lhe dar orientações sobre o local que você deve abrir sua franquia e o que precisa observar na região.

o que fazer para abrir uma franquia

Trace um plano e estabeleça metas para alcançar seus objetivos

Vamos supor que você compre uma franquia de R$ 100 mil e tenha o propósito de ver o retorno deste investimento em, no máximo, um ano. Para isso, você precisa de um lucro líquido mensal de pelo menos R$ 8,3 mil (lembre-se que além do rendimento líquido você terá despesas a pagar com funcionários, energia, logística, aluguel, etc). Coloque na ponta do lápis qual deverá ser seu rendimento bruto mensal para que você consiga alcançar esse objetivo. Com o número em mãos, o ideal é que você trabalhe com metas sempre acima do valor estipulado, para lhe garantir uma margem de segurança.

Estude formas de alavancar suas vendas, treine seus funcionários e incentive-os a bater metas, sejam elas semanais ou mensais, estude formas diferentes e originais de alcançar novos clientes e fidelizar aqueles que conhecerem a sua loja. Coloque a mão na massa para promover um verdadeiro estouro de vendas!

É importante que, além do investimento inicial feito na franquia, você tenha alguma reserva de emergência. Afinal, nem sempre as coisas acontecem como planejamos, portanto é preciso que você tenha algum dinheiro como garantia para enfrentar um momento de crise.

Com determinação e muita pesquisa sobre a área na qual você pretende investir, seu negócio tem tudo para decolar!

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

17 de julho de 2019

A rentabilidade é uma dúvida frequente das investidoras, mas agora que você sabe o que é CDB, LCI, LCA, CDI, e também já aprendeu tudo sobre Tesouro Direto e Tesouro Selic, chegou a hora de descobrir como comparar a rentabilidade do seu investimento. O primeiro ponto a entender é que enquanto o Tesouro Selic e […]

15 de julho de 2019

Poupar para o futuro pode ser desafiador. Esta regra pode ajudá-la a saber se está no caminho certo ao planejar a aposentadoria.

11 de julho de 2019

Você decidiu fazer um investimento em renda fixa, mas está confusa com a sopa de letrinhas de CDB, LCI e LCA? Calma! Não fique apavorada, porque é muito fácil e vamos te ensinar tudo que você precisa saber para investir. A renda fixa é uma aplicação segura e o primeiro passo para quem deseja embarcar […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas