Como juntar dinheiro para sua reserva de emergência: as 7 melhores dicas

3 de maio de 2018 - Por

reserva-de-emergencia-como-juntar-dinheiro

quem ama, compartilha!

A reserva de emergência – também chamada de fundo de emergência – é um colchão financeiro usado para você lidar com os imprevistos da vida. Sim, eles chegarão: geladeiras pifam, tetos têm infiltrações e pessoas ficam desempregadas. Quem não sabe como juntar dinheiro e, consequentemente, não tem reserva para segurar essas barras pode até ter que recorrer a empréstimos.

Esse tema é tão importante que resolvemos reunir as melhores matérias do Finanças Femininas para você montar logo sua reserva de emergência. Confira!

1) 5 passos fáceis para fazer sua reserva de emergência do zero

Nesse vídeo, Carol Sandler dá um passo a passo muito prático para quem nunca pensou em juntar dinheiro para este fim. Assista até o final!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

2) Esse é o momento de fazer sua reserva de emergência!

Com a taxa Selic a 6,5%, a poupança ganha da maioria dos fundos no quesito rendimentos líquidos. Por isso, ela é uma ótima aplicação para deixar aquele dinheiro a ser usado em caso de emergência. A hora é essa! Nessa matéria, você saberá como aproveitar este momento econômico para turbinar a reserva de emergência.

3) Como juntar dinheiro: a dica definitiva

A principal reclamação que ouvimos é que “não sobra” dinheiro para poupar. Mas quem disse que ele precisa sobrar para você guardá-lo? Este é o principal erro. Nesse vídeo, Carol Sandler entrega a dica definitiva para quem quer poupar dinheiro. Assista até o final!

4) Não ter reserva financeira é dar sopa para o azar

Aquela música dos Titãs que diz que “o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído” não poderia ser mais equivocada quando o assunto é dinheiro – afinal, imprevistos acontecem. Se você não se importa com eles, estará sempre vulnerável à própria sorte. Clique aqui e veja outras formas azaradas de usar o seu dinheiro.

5) Freelancers: vocês precisam de uma reserva financeira

Quando se trabalha por conta própria, um simples calote impactará, e muito, nas suas finanças. O fundo de emergência serve para evitar que eventuais perdas prejudiquem seu fluxo e também lhe ajudará no momento de negociar valores com seus clientes. Você entende como fazer isso nessa matéria.

6) Quer morar sozinha? Ter uma reserva de emergência é fundamental

A partir do momento que você sai de casa, será responsável por cada perrengue que cair no seu colo – e, claro, precisará de dinheiro para lidar com eles. Se você ainda mora com seus pais, aproveite o momento para construir seu colchão financeiro. Clique aqui e veja como.

7) Reserva de emergência para cuidar da saúde

Os gastos com saúde pesam, e muito, no orçamento. Um levantamento do SPC Brasil e da CNDL com o Instituto Ibope apontou que 74% dos entrevistados não possuem nenhum tipo de reserva financeira para imprevistos e, entre os 26% que possuem, apenas 4% são direcionados exclusivamente para saúde. Que perigo! Nessa matéria, você conhece os cuidados que precisa tomar para que problemas de saúde não causem tanto impacto nas suas finanças.

Fotos: TENOR

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

juntar-dinheiro-metade-do-salario-universitaria-01

23 de maio de 2019

Essa leitora do Finanças Femininas organizou tão bem seu orçamento que já conseguiu comprar sua moto à vista. Ela ensina o passo a passo, confira!

como-ficar-rico-por-que 01

25 de outubro de 2018

Já se perguntou “como ficar rica”, mas não conseguiu seguir em frente? Talvez você esteja se fazendo a pergunta errada. Carol Sandler mostra o poder da motivação certa.

poupanca-acoes-investimento(1)

2 de agosto de 2018

A maioria dos brasileiros pensam na poupança como primeira opção quando o assunto é guardar dinheiro. Entretanto, essa pode não ser a melhor opção. Para ganhar mais, é preciso perder o medo de investir!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas