Como juntar dinheiro sem deixar de aproveitar o presente

23 de junho de 2014 - Por

como economizar dinheiro

quem ama, compartilha!

Quando passamos muito tempo economizando dinheiro para os planos do futuro e nos privamos de curtir o presente, um dilema aparece: será mesmo que deveria viver pensando somente no dia de amanhã e deixar o presente passar em branco? As mais cautelosas não vão abrir mão de pensar no futuro, enquanto outras preferem seguir ao pé da letra aquela história do Carpe Diem.

Bom, o ideal é pensar no dia de amanhã, mas sem deixar de viver o agora com intensidade. A chave para conseguir isso é buscar um equilíbrio na hora de planejar os gastos.

Economia para o futuro e para a diversão

O primeiro passo para conseguir equilibrar o que você gasta e o que economiza, é manter seu orçamento muito bem controlado. Sabendo de tudo que entra e sai da sua conta, você faz um balanço do que vai deixar guardado para o futuro e o que vai separar para seu lazer e diversão.

Para não sair do controle com os gastos, sem deixar de aproveitar o presente, as economias devem ser feitas para as duas coisas. Outra dica que pode ser bem útil é equilibrar os programas que saem mais caros com outros gratuitos ou bem baratinhos. Por exemplo, se em um fim de semana você quer ir a um show com ingresso meio salgado, separe dinheiro para isso e pense em algo mais tranquilo para os outros finais de semana daquele mês.

Procure informar-se sobre eventos de graça em sua cidade, reúna os amigos em casa, tire um fim de semana para ficar namorando e vendo filmes no conforto da sua cama. Dá para ficar com as contas em ordem, sem precisar abrir mão da sua diversão!

como juntar dinheiro

Busque prazer em seu trabalho

Permanecer em um emprego que não te satisfaz pode sair bem mais caro do que você imagina. O estresse e a insatisfação de fazer diariamente algo que você não gosta faz com que você busque satisfação em outros aspectos. É ai que surgem aqueles “vícios” de felicidade temporária. Você acaba fazendo compras por compulsão, porque sente-se no direito de lhe fazer um agrado. Gasta mais do que devia nos programas de fim de semana, porque afinal aquele acaba tornando-se o momento para aliviar a tensão e buscar alegria na vida.

Quando você concentra suas energias em um trabalho que lhe dá prazer e possibilidades de crescimento, a história é completamente diferente. Essa necessidade de satisfação instantânea e de “comprar” felicidade começa a desaparecer, já que você trabalha com outro gás, feliz com o que está fazendo.

 

E você, como administra o dinheiro entre o presente e o futuro? Compartilhe conosco a sua experiência!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

o-que-o-spread-bancario-tem-a-ver-com-os-juros-altos-que-voce-paga

6 de setembro de 2019

Você sabia que o culpado por você pagar juros altos no banco é o spread bancário? Há pouco tempo o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa Selic para 6%. É a menor taxa de todos os tempos. A queda da Selic criou expectativa de que o crédito também ficasse mais […]

descubra-formas-de-conseguir-renda-extra-gastando-pouco-ou-nada

30 de agosto de 2019

A vida não está fácil e o desemprego ainda afeta 12 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Com esse cenário, muitas pessoas buscam formas de ganhar dinheiro para garantir o sustento ou uma renda extra no final do mês. Se essa é a sua situação, saiba que existem algumas opções de trabalhos para conseguir uma […]

fomo-como-o-que-voce-segue-nas-redes-sociais-impacta-suas-financas

19 de agosto de 2019

Sabe aquele sentimento de aflição e ansiedade quando você vê algo que quer, mas não pode comprar nas suas redes sociais? Isso pode impactar e muito as suas finanças. Saiba como funciona o FoMo!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas