Como lidar com as despesas de janeiro?

6 de janeiro de 2015 - Por

pague_dividas_janeiro

quem ama, compartilha!

Janeiro tem aquele clima gostoso de renovação, de alto astral com todas as coisas boas que podem acontecer ao longo do ano, é o ápice do verão, enfim, remete a muita coisa boa. Essa euforia toda, no entanto, perde um pouco a força quando nos lembramos das contas típicas deste período…o IPVA, o IPTU, o material escolar das crianças, aquela fatura de cartão de crédito salgada com as compras de Natal, além das despesas usuais.

Para que essas preocupações não estraguem o seu verão, é preciso fazer um planejamento para lidar com essas contas. Nem pense em deixar isso de lado para evitar aborrecimentos. Como já sabemos, não lidar com o problema só fará com que ele se agrave ainda mais.

Levantando valores

Como as contas vão chegando para você gradativamente, uma maneira de fazer uma estimativa do quanto vai precisar ter em mãos, é analisar o quanto você gastou em 2014 quitando as despesas de janeiro. Além de estimar o valor, você pode fazer uma comparação de como foi o seu comportamento financeiro de um ano para o outro. Dá para fazer isso com o cartão de crédito e as compras de material escolar, por exemplo.

dividas_janeiro_como_pagar

Usando o 13º salário com sabedoria

Lembra daquele conselho para guardar seu 13º para os momentos de necessidade? Pois bem, essa é uma boa hora de fazer uso da renda extra. Levando em consideração as contas que citamos acima, o dinheiro extra necessário para quitar todas elas pode chegar a um salário.

Sem dinheiro extra

Não sobrou um centavo do 13º? Então pode ser mais viável estudar um empréstimo para pagar as dívidas de início de ano por juros menores. Jamais caia na cilada de endividar-se com o cartão de crédito ou o cheque especial, que possuem juros absurdos. Um empréstimo pode lhe permitir levantar de imediato o dinheiro que você precisa para quitar as contas mais urgentes. Neste caso, você precisa fazer um planejamento bem realista para quitar este empréstimo ao longo do ano.

Não assuma parcelas maiores do que o seu orçamento pode suportar. Faça uma simulação do quanto você terá disponível por mês para quitar as parcelas do empréstimo. Afinal, de nada adianta sair de uma fria para entrar em outra! Se for preciso seguir este conselho para ficar livre de suas despesas de janeiro, tome a situação como lição. Ainda que você esteja passando por algum sufoco financeiro, faça todo o esforço que puder para começar o ano com o pé direito!

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

6-dicas-para-que-os-problemas-financeiros-nao-impactem-sua-saude-fisica-e-mental

5 de agosto de 2019

Os problemas financeiros muitas vezes acabam consumindo nossa saúde física e mental. Confira dicas da nutricionista Liv Gitahy para não deixá-los afetar sua vida!

video-dívida-com-agiota

2 de agosto de 2019

Pegar dinheiro emprestado com agiota é uma cilada das grandes, mas é possível sair da dívida sem perder mais dinheiro. Carol Sandler conta como!

como-limpar-o-nome-depois-de-pagar-as-dividas

24 de julho de 2019

Apesar de você já ter pago tudo o que devia, o seu nome ainda está no cadastro de inadimplentes? Confira o que fazer.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas