Como lidar com o medo de fracassar?

Como lidar com o medo de fracassar?

*Barbara Hannelore

Hoje a conversa é com você que não começa o seu negócio por medo de fracassar, ou que até começou a empreender, mas segue assustada e acuada pelo medo de não dar certo. Esse medo pode se manifestar de várias formas, primeiro nos nossos pensamentos, para então, em muitos casos, bloquear as nossas ações. Para estabelecer uma conexão, fiz um mapeamento dos pensamentos mais comuns que encontrei atendendo as minhas clientes – e meus próprios quando decidi empreender.

“Não sou boa o suficiente”;
“Acho que não estou pronta”;
“Tenho medo de ser julgada pelos outros”;
“Tenho medo de não atender às expectativas dos outros”.

Os medos são a forma que o inconsciente encontra de nos proteger de alguma situação de vulnerabilidade, que envolva incertezas, riscos e exposições emocionais. Vamos agora colocar uma lupa sobre cada uma dessas crenças.

“Não sou boa o suficiente”

Aqui temos a tendência de comparar o seu “bastidor” com o “palco” do outro: menosprezar-se ao idealizar o sucesso do outro sem saber o que realmente se passa do lado de lá. Para eliminar esse pensamento, é preciso eliminar a comparação com o outro, focar em você e no seu crescimento. Crie metas diárias e compare você hoje com você ontem, mas nunca com outra pessoa.

“Acho que não estou pronta”

Esse foi o meu pensamento durante muito tempo. Entrando no clima de Copa do Mundo, eu nunca “entrava em campo”, porque sempre achava que precisava de mais um curso, mais um planejamento, mais um conhecimento.

Minha dica é: entre em campo e se ajuste durante o jogo. Vai ser muito mais fácil entender suas necessidades de crescimento quando estiver em ação, do que ficar procrastinando e se cobrando internamente. Ninguém experimenta a vitória apenas treinando; é preciso entrar em campo!

carreira-de-sucesso

“Tenho medo de ser julgada pelos outros”

Sempre fico me perguntando porque temos tanto medo do julgamento do outro. O papel mais importante que podemos exercer na nossa vida é o de protagonistas, logo não existe certo ou errado, existe você. O medo do julgamento do outro pode ser baixa autoconfiança.

Esse julgamento pode ser também medo da crítica. Isso é mais comum do que se imagina. Conversando com a empresária Marina Bianchi, ela contou que esse foi um dos pontos na famosa “briga mental” que viveu antes de fechar sua clínica e se tonar consultora e especialista em estética e saúde avançada. “Descobri que o medo da crítica era, na verdade, um receio de como lidar com a crítica. E no processo de crescimento aprendi que todo feedback é importante, e que as críticas na verdade trariam os pontos de melhoria que talvez eu não estava conseguindo ver”, explica ela. Nesse sentido, o que temos que fazer é aprender a ajustar a nossa bússola interna para usar os nosso medos a nosso favor, como a Marina fez.

“Tenho medo de não atender às expectativas dos outros”

São as expectativas dos outros ou as suas próprias que te perturbam? Pergunto porque esse foi um ponto bem crítico do meu processo de autoconhecimento. Percebi que eu mesma nutria expectativas fora da realidade para minha carreira, ou pelo menos fora da realidade de tempo.

Quando fazemos isso, esquecemos do único momento que realmente importa, o “AGORA”, e passamos a viver sempre em algum momento futuro. Se você tem excesso de pensamentos, se eles estão acelerados e desordenados, é bem provável que você esteja em algum momento futuro.

O problema disso é procrastinar as ações que precisam ser feitas agora para chegar onde você deseja, o que acaba nutrindo o medo de fracassar. Isso acontecia principalmente porque queria provar o meu valor, queria provar que eu tinha capacidade de fazer o que queria. Só que enquanto o foco é externo, você deixa de perceber a imensidão maravilhosa do que você realmente é. E, se você é, você não precisa provar nada. Você precisa apenas se reconhecer nesta mulher incrível que é você!

Arrase Mulher, na vida e no seu empreendimento, porque você já é tudo que precisa! Reconheça seu potencial e vá em frente!

*Barbara é palestrante, especialista em desenvolvimento pessoal e co-autora do livro Empreendimento de Mulher. Criada na periferia de Belo Horizonte, Barbara enfrentou episódios de racismo em diversos momentos da vida e a perda de um dos filhos ainda bebê. Hoje, ela usa sua história como motivação e através do projeto Arrase Mulher, lidera inciativas em prol de um objetivo comum: Ajudar mais mulheres a descobrirem a versão fodástica que existe dentro delas. 

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Bárbara Hannelore

Barbara Hannelore

close