Como montar uma carteira de investimentos de acordo com o seu perfil

15 de janeiro de 2019 - Por

carteira-de-investimentos-yubb

quem ama, compartilha!

* Débora Duarte, do Yubb

Aposto que você já ouviu falar na palavra “diversificação” em investimentos. Diversificar significa colocar o seu patrimônio em diversos investimentos a fim de ter menos risco e ganhar mais. Mas como fazer essa divisão? Qual percentual vai para cada tipo de investimento? Como alinhar tudo isso com o seu perfil?

Neste post, o Yubb, seu buscador de investimentos gratuito e online, vai te mostrar como montar um portfólio completo com diferentes tipos de investimento. E o melhor? De uma forma que tem total relação com o seu perfil de investidora. Parece uma tarefa complicada, mas é mais simples do que você imagina. Confira as dicas:

Qual é o seu perfil?

O primeiro passo é definir qual é o seu perfil de investidora. Essa é uma forma muito comum de “separar” os investidores de acordo com os seus interesses e, principalmente, de acordo com os seus apetites para risco. Ou seja: qual é o risco que você está disposta a correr para ganhar mais dinheiro?

Se você prioriza a segurança do seu dinheiro, seu perfil é conservador. Se você prioriza a rentabilidade e não se importa de correr riscos, seu perfil é arrojado. Está no meio termo? Seu perfil é moderado. Essa é a categorização mais comum e que vai te ajudar muito na hora de escolher os melhores investimentos.

Diversificar é importante

Já ouviu falar em “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”? Essa é uma frase muito usada no mundo dos investimentos já que diversificação é um dos princípios básicos para um investidor que queira ganhar dinheiro. Diversificar seus investimentos é muito importante porque:

Aumenta a rentabilidade: você já percebeu que os melhores investimentos não estão em um só lugar, certo? É preciso buscar as oportunidades em todo o mercado para encontrar as melhores rentabilidades. Com o patrimônio investido em diferentes investimentos, você tem chance de ganhar mais dinheiro já que aproveita as boas características de cada aplicação. Outro ponto importante é: se um investimento estiver rendendo pouco, você não precisa ficar preocupada, porque aquela é só uma parte de seu patrimônio, o resto de seu dinheiro vai compensar a rentabilidade ruim.

Diminui os riscos: seguindo a mesma linha do tópico acima, se você tiver todo o seu dinheiro aplicado em um único investimento, está dependendo somente daquela rentabilidade. Se acontecer um problema e você perder dinheiro, por exemplo, pode perder todo o seu capital. Por isso, diversificação está muito ligada a segurança. Quanto mais diversificados estiverem os seus investimentos, menos risco você estará correndo.

Como montar o portfólio

Nós sabemos que nem sempre é fácil montar um portfólio completo e que atenda às suas necessidades. De acordo com tudo que apresentamos sobre perfil e diversificação, é você quem deve definir qual é a proporção que faz mais sentido.

Segundo a maioria dos especialistas, a parte de seu patrimônio investida em renda variável (criptomoedas, ações, câmbio, COE e etc) nunca deve ser mais do que a metade. Na prática, isso significa que todos os investidores precisam ter a maior parte de seu dinheiro alocado em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e etc), independentemente do seu perfil.

Mas qual é o percentual para cada tipo de perfil? É isso que vamos te ajudar:

– Para uma investidora conservadora, o indicado é colocar 95% do seu patrimônio em renda fixa e 5% em renda variável.

– Para uma investidora moderada, o indicado é colocar 80% em renda fixa e 20% em renda variável.

– Para uma investidor arrojada, o indicado é colocar 60% em renda fixa e 40% em renda variável.

infografico-yubb

Vale lembrar que não existem regras no mundo dos investimentos! Essa é apenas uma composição indicada por especialistas e que pode te ajudar a ter uma noção. No entanto, vale a pena observar que os especialistas não indicam colocar mais da metade (50%) do seu patrimônio em renda variável e investimentos arrojados. De qualquer forma, você é a única pessoa no mundo que sabe o que é o melhor para o seu dinheiro. Por isso, analise seus objetivos e seu perfil para criar o melhor portfólio para o seu bolso.

Você já sabia como montar seu portfólio? Seu perfil é conservador, moderado ou arrojado? Deixe um comentário para nós aqui embaixo!

*Débora Duarte
Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fotos: Adobe Stock e Yubb

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas