Como organizar seus investimentos por objetivos de curto, médio e longo prazo

25 de setembro de 2018 - Por

organizar-investimentos(1)

quem ama, compartilha!

Débora Duarte, do Yubb

Na vida, nós temos muitos sonhos, não é mesmo? Para realizá-los, na maioria dos casos, dinheiro é necessário. Para conseguir mais renda, investir é a melhor opção. Mas qual é a melhor forma de organizar os investimentos para conseguir realizar tantos sonhos? Pode parecer complicado, mas o caminho é simples.

No post de hoje, o Yubb, seu buscador de investimentos gratuito e online, está no Finanças Femininas para te mostrar que é possível concretizar objetivos de curto (até 2 anos), médio (2 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos) se você criar uma carteira de investimentos completa e planejada. Confira o passo a passo:

1. Escolha seus objetivos

O primeiro passo é o mais fácil de todos. Na hora de investir, é importante ter objetivos bem definidos. Quais são as suas metas financeiras? Viajar? Fazer um intercâmbio? Casar? Comprar um imóvel ou um carro? Aposentar-se com tranquilidade? Escolha quais serão os seus objetivos. E não precisa ser um só, não! O ideal é que você tenha três objetivos para investir: um de curto, um de médio e outro de longo prazo.

2. Defina valores e prazos

Qual valor será necessário para você realizar esse sonho? Em quanto tempo você precisa desse dinheiro? Depois de escolher o objetivo, é preciso que ele seja algo palpável. Se o seu sonho é comprar um imóvel, por exemplo, defina qual será o tamanho do imóvel, em qual região do País para saber quanto dinheiro você vai precisar. A mesma coisa com o prazo: seja realista e faça as contas de quanto você precisa economizar por mês para conseguir concretizar o seu objetivo na data desejada.

3. Não se esqueça do longo prazo!

O brasileiro tem o hábito de ser imediatista. As pessoas pensam muito na viagem dali a 2 anos, mas se esquecem da aposentadoria que vai chegar em 30 anos. Na hora de organizar a sua carteira de investimentos, não se esqueça do longo prazo! Planejar objetivos de curto e médio prazo pode parecer bem mais divertido, mas não ignore os planos mais distantes, porque isso fará muita falta no futuro.

organizar-investimentos(2)

4. Escolha os investimentos

Como você já definiu os seus três objetivos, sabe quanto (R$) eles vão “custar” e quanto tempo você tem (meses), agora é o momento de definitivamente escolher quais serão os investimentos que vão te ajudar a ganhar mais.

Curto prazo: para o curto prazo, escolha investimentos mais conservadores, já que você não pode correr o risco de perder dinheiro. Tesouro SELIC, CDBs, LCIs e LCAs são opções rentáveis que possuem prazos curtos (ou até liquidez diária, dependendo da aplicação).

Médio prazo: no médio prazo, você também deve priorizar a segurança, mas pode arriscar um pouco mais. LCIs, LCAs e fundos de investimentos são boas opções.

Longo prazo: já no longo prazo, é importante priorizar a rentabilidade (ou seja, aceitar mais riscos) já que você terá mais tempo. Fundos de investimento e renda variável (ações, criptomoedas, COE, e etc) podem ser ótimas oportunidades. Para quem é mais conservador, os títulos públicos do Tesouro Direto costumam ter prazos longos e boa rentabilidade.

Entre no Yubb e escolha a melhor opção para o seu bolso!

5. Diversifique a carteira

Para ter um portfólio completo, é necessário ter uma grande diversificação de investimentos. Não basta escolher três aplicações para os três objetivos e pronto! É importante escolher diferentes tipos de investimento que preencham diversas partes da carteira para conseguir a melhor rentabilidade ao final do período.

6. Continue investindo

Criou uma carteira diversificada e está realizando todos os seus sonhos? A dica é: nunca pare! Investir precisa se tornar um hábito na sua vida (e um hábito praticado todos os meses). Concretizou o seu objetivo de curto prazo? Crie outro! Realizou o seu sonho? Sonhe de novo! Continue economizando, investindo e realizando sonhos. Dessa forma, tenho certeza de que você vai conseguir acumular um grande patrimônio e ter uma vida mais tranquila.

E você? Quais são os seus objetivos e como organiza seus investimentos para concretizá-los? Deixe sua experiência aqui embaixo nos comentários!

*Débora Duarte é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

juros-compostos-calculo-formula

15 de janeiro de 2019

Juros sobre juros, sobre juros… Se isso parece ruim, você PRECISA aprender como os juros compostos podem te deixar mais rica! Veja aqui como!

debentures-o-que-e-como-investir-01

7 de janeiro de 2019

As debêntures foram campeãs de emissões em 2018. Mas o que são debêntures? Como investir nelas? Debêntures são seguras? Tire essas e outras dúvidas aqui!

melhores-investimentos-2019

4 de janeiro de 2019

Entre os melhores investimentos estão ações e fundos multimercado. Mas e quem não sabe investir em ações? Veja outras opcões para ganhar dinheiro em 2019!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas