Como organizar sua papelada e sua vida financeira

27 de dezembro de 2012 - Por

quem ama, compartilha!

Você quer ter uma vida financeira saudável, mas não consegue nem encontrar a sua última conta de energia? Não tem jeito, você vai precisar organizar toda a sua papelada. Pode parecer besteira e as desorganizadas que nos perdoem, mas é fundamental ter toda a sua documentação fácil de encontrar. Veja alguns motivos pelos quais isso é importantíssimo.

Você consegue saber os seus gastos fixos – Se você tem suas contas e documentação organizadas, você consegue encontrar um padrão de quanto você gasta por mês com suas contas, mesmo aquelas variáveis, como energia e celular.

Tudo fica fácil de encontrar – Imagina que você vai vender um imóvel e precisa enviar para o novo comprador os comprovantes de pagamento do IPTU, condomínio e energia. Te dá um frio na barriga só de pensar? Então deixe tudo organizado, para não ter de passar nenhum aperto com coisas tão simples!

Você tem paz de espírito – Quando você não sabe o que tem nem onde está, pode dar uma super angústia. Ao separar e organizar toda a sua papelada, você consegue visualizar suas contas, extratos e comprovantes, e saber exatamente a quantas anda a sua vida financeira. A gente garante!

Então mãos à obra! Você pode fazer como preferir: separar uma gaveta com pastas suspensas, usar uma pasta com divisórias ou plásticos ou até colocar tudo em uma caixa – com as devidas separações, é claro. Para quem gosta de papelaria, este projeto é um prato cheio!

Junte todos os seus extratos, contas, certificados, apólices, escrituras, contratos de empréstimos, documentos pessoais, declarações e comprovantes do Imposto de Renda. Com tudo isso fácil e à mão, fica muito mais fácil encontrar o que precisa e saber o quanto você tem ou deve. Quem ensinou uma boa técnica foi a nossa colunista Antoniele Fagundes, no último post dela.

Você tem alguma dica de organização de documentos? Compartilhe nos comentários!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Governess Consultoria Familiar
Governess Consultoria Familiar
Organize-se

Leia em seguida

educacao-financeira-pais-de-primeira-viagem 01

19 de fevereiro de 2019

Dar exemplo é apenas a primeira dica para pais de primeira viagem ensinar educação financeira para crianças. Carol Sandler ensina aqui outros segredos fáceis de aplicar!

despesas-variaveis-orcamento

18 de fevereiro de 2019

Conta de luz e supermercado são chamados custos variáveis, que mudam todo mês. Como separar grana pra eles no orçamento? O segredo é anotar tudo. Entenda!

quem-manda-voce-ou-seu-dinheiro 01

14 de fevereiro de 2019

Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas