Como priorizar a sua vida financeira

28 de agosto de 2019 - Por

como-priorizar-a-sua-vida-financeira-e-controlar-seu-dinheiro

quem ama, compartilha!

Faz parte na vida querer de tudo um pouco (ou muito!). Mas para ter um controle do seu dinheiro, você precisa saber quais são as prioridades na sua vida financeira. Se você quer comprar um carro, por exemplo, não adianta sair gastando dinheiro em balada e roupas. Mas se não é o caso e você quer aproveitar a vida, então vá em frente!

A nossa ideia aqui é fazer você se questionar se os seus gastos estão alinhados com as suas prioridades. Não tem aquela história de que se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve? Pois bem, na vida financeira é a mesma coisa. Com algo a mais: sua prioridade pode ser apenas juntar algum dinheiro para o futuro, para você ter sua segurança.

Faça uma reserva de emergência

Todo mundo tem um sonho na vida. Qual é o seu? Acho que você nem precisa pensar muito para saber o que quer. Uma casa, uma viagem, pode até ser aquela bolsa, vale o que for. Pode ser também uma vida mais tranquila, sem dívidas – na hora que está tudo bem, a gente tende a achar que nada vai dar errado, mas é sempre bom ter uma reserva de emergência para quando você precisar de dinheiro. Normalmente, a gente pensa em questões de saúde, afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Estabeleça objetivos

Tendo em mente o que você quer, aprenda a desenvolver a disciplina para evitar gastos desnecessários. É muito mais fácil evitar uma compra por impulso se você sabe que está economizando para alcançar um objetivo.

Guardar dinheiro para realizar sonhos

Faça uma conta separada ou uma poupança para guardar dinheiro para o seu objetivo. Naquela conta ninguém pode mexer, nem você. É a conta dos sonhos, aquele dinheiro que você vai deixar separado, de preferência rendendo juros, para você chegar onde quiser.

A partir de agora, você vai ver como vai ficar mais fácil dizer não para o que você não precisa, por mais que você queira. Com a sua visão de longo prazo, quando você conhece a recompensa, é natural passar a dizer não para o que não é prioritário. E na hora que você finalmente conseguir alcançar os seus objetivos, por conta própria, o gostinho é especial.

Qual é a seu objetivo? Você consegue priorizar a sua vida financeira? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas