Como reduzir a lista de convidados do casamento?

15 de julho de 2017 - Por

diminuir-lista-de-convidados

quem ama, compartilha!

*Casar é um barato

Não importa como você vai fazer, mas reduzir a lista de convidados de casamento é sempre um sofrimento. Às vezes parece que vai ser impossível e pode mesmo ser, dependendo dos critérios que você use. Antes de embarcar no planejamento de casamento, lembre-se sempre: seus convidados serão a parte mais cara do seu orçamento. Tudo o que você orçar, vai depender da quantidade de pessoas que há na sua lista de convidados de casamento. Por isso, muitas vezes, é essencial reduzir a lista de convidados, porque pode ser que o orçamento simplesmente não cubra tanta gente.

Para começar, estipule um número máximo de convidados para a festa. Pense no orçamento, no quanto pode gastar e também no local onde quer fazer a festa. Esses são os principais fatores ao decidir sua lista de convidados. Pesquise algumas opções de buffet para ter ideia do preço por pessoa, assim é mais fácil pensar no orçamento. Depois de definido o quanto vocês podem gastar, faça a lista inicial.

diminuir-lista-de-convidados

Procure dividir igualmente a quantidade de convidados. Pode ser que sua família seja maior do que a do noivo ou vice-versa. Se vocês puderem ser flexíveis quanto a isso, ótimo. Caso contrário, igualdade ajuda bastante. Reúnam-se e façam a lista de convidados de casamento dos sonhos. Lista pronta? Façam a contabilidade e vejam em quanto vocês precisarão reduzi-la. Dificilmente vocês não terão que cortar pessoas.

Definam critérios para cortar pessoas

Aqui sugerimos montar a lista de convidados dividida em três grupos:

  1. Familiares próximos;
  2. amigos próximos e familiares distantes;
  3. colegas de trabalho, namorados de convidados e outros.

É importante olhar o nome de cada convidado na lista e pensar na proximidade que vocês realmente têm.

Outra sugestão é pensar: essa pessoa já sabe do meu casamento? Ela está envolvida de alguma maneira? Caso a resposta seja negativa, é provável que ela não seja tão essencial assim, já que não participa tanto da sua vida. Colegas de trabalho e namorados/acompanhantes de amigos também podem ser cortados com mais facilidade. Seus amigos precisam entender que casar custa dinheiro e que não seria nada legal para vocês começar uma vida já com dívidas.

Reduzir a lista de convidados de casamento pode parecer um pesadelo. Mas é só pensar com calma e cuidado que tudo irá se resolver. É hora de pensar racionalmente e mãos à obra!

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Casar é um barato
Casar é um barato
Casar é um barato

Leia em seguida

festa-de-casamento-ou-lua-de-mel

18 de setembro de 2018

Fazer uma festa de casamento sem grana é possível, mas e emendar a lua de mel? Na falta de dinheiro, qual das duas escolher? Carol Sandler mostra como decidir!

festa-de-casamento-simples-e-barata

14 de setembro de 2018

A festa de casamento dos sonhos pode ser barata, sim! O primeiro passo é escolher bem a data e local. Veja aqui como fazer isso, além de outras dicas!

como-organizar-um-casamento

4 de setembro de 2018

O primeiro passo para o casamento dos sonhos é definir o orçamento. Veja aqui quais são os demais e apps que facilitam esse processo para você não ser uma Bridezilla!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas