Como responder a “pegadinha” da entrevista?

7 de março de 2014 - Por

o que não dizer em entrevistas

quem ama, compartilha!

Chegou a hora de uma entrevista muito esperada. Além do autocontrole para lidar com toda a tensão do momento, você já espera que, em algum momento, o entrevistador te pergunte: “qual é a sua maior fraqueza?”. Conhecer os pontos fracos de qualquer candidata faz parte do processo seletivo e não há como escapar deste momento.

Nesta hora, o mais importante é controlar o nervosismo. Assim você evita gaguejar e fazer rodeios, que podem facilmente te conduzir a uma resposta insatisfatória. Um artigo recentemente publicado na Harvard Business fala justamente sobre isso. Você pode até imaginar que “florear” a forma como vai falar sobre algum defeito seu pode te ajudar, mas acabar obtendo o resultado inverso. Um exemplo muito comum é ouvir as pessoas dizendo algo como: “ser perfeccionista demais é meu maior defeito”. Não adianta, enfeitar um discurso para esconder o que você realmente deveria dizer não vão te ajudar a avançar etapas em um processo de seleção.

Seja realista? Você realmente que respostas assim soam verdadeiras? Entrevistadores estão mais que acostumados a analisar o comportamento humano, a linguagem corporal da pessoa. Tentar esconder a verdade dessa maneira é, no mínimo, duvidar da inteligência de quem está te ouvindo.

Em vez de tentar envolver o entrevistador com uma visão enfeitada do seu ponto fraco, seja franca e responda com determinação. Mostre qual é a sua dificuldade e como você tem trabalhado para tentar superar este problema.

Com uma resposta segura, transparente e direta, quem está te entrevistando vai reconhecer uma pessoa honesta, disposta a lidar com os próprios erros e com maturidade para falar de seus próprios defeitos. Dizer a verdade é difícil. Acredite, esta resposta pode ser o seu maior trunfo!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

mei-declaracao

25 de abril de 2019

Sem ela, o MEI fica impedido de encerrar o CNPJ, pode não conseguir alvarás e linhas de crédito em bancos. O prazo de envio encerra às 23h59 de 31 de maio. Confira ouras dicas!

soft-skills-sucesso-profissional-01

15 de abril de 2019

Segundo levantamento do LinkedIn, criatividade é a soft skill mais desejada (e em falta). Conheça as outras características que podem fazer sua carreira deslanchar!

erros-gestao-funcionarios

8 de abril de 2019

O grande segredo para funcionários cheios de motivação no trabalho é cuidar deles desde a entrada na empresa. Veja como fazer isso na liderança da equipe.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas