Como ser uma boa chefe?

14 de outubro de 2014 - Por

quem ama, compartilha!

A escalada em sua empresa foi acontecendo gradualmente até você assumir uma função que nunca havia experimentado: pela primeira vez, você será chefe! A conquista traz um misto de satisfação e ansiedade, afinal, a partir de agora você terá o desafio de ser gestora, entrará em contato com novas atividades e as expectativas em relação ao seu desempenho também mudam.

Exercitar sua capacidade de liderança vai muito mais além do que estar no comando, como mostra este vídeo da Exame. É justamente na hora de lidar com o “poder” que você precisa ficar atenta para não perder-se.

Um erro muito comum para quem ainda está se adaptando ao cargo de chefia é a dificuldade em delegar funções. A fixação em querer manter o controle sobre tudo que está acontecendo – trazendo para si todas as responsabilidades – não tem como dar certo. Não adianta cair nessa de achar que se você tomar frente de tudo as coisas vão acontecer exatamente da forma como você espera.

Ao contrário do que você possa imaginar, o resultado pode ser estresse pelo acúmulo de funções, queda na qualidade da produção – tendo em vista o acúmulo de tarefas que assumiu para si – e uma equipe desacreditada e insatisfeita, levando em consideração que as pessoas vão perceber sua dificuldade em confiar e estimular o crescimento delas.

como_ser_boa_chefe

Prepare sua equipe

Em vez de tentar resolver tudo sozinha, trabalhe em si mesma a necessidade de mudar esta postura e invista mais do seu tempo ensinando sua equipe, estimulando as pessoas e delegando funções. Durante este processo você vai conhecer melhor as habilidades dos funcionários, como direcionar as atividades para obter melhores resultados e, não menos importante, ganhar a confiança e credibilidade de sua equipe.

Ao perceber que você dá autonomia, possibilidade de crescimento e desenvolvimento, a equipe se sentirá mais motivada e interessada em aprimorar-se constantemente.

Invista em si

Outro passo importante para que o trabalho entre você e sua equipe flua melhor, é investir em autoconhecimento. Lidar com pessoas requer um bom preparo, para que você saiba bem como interagir bem com pessoas com capacidades e personalidades diferentes.

É importante que você sinta-se segura em identificar seus pontos fortes e fracos, para que possa aprimorar sua capacidade de relacionamento. Os resultados desse trabalho de conhecimento pessoal são qualidade no ambiente de trabalho e resultados mais satisfatórios.

Evite a postura de que você deve saber de tudo e controlar tudo o tempo todo. Abrir mão dessa centralização e colocar-se em uma posição de estar sempre aberta a melhorar sua capacidade como gestora é a chave do sucesso. Não só para a empresa, mas para seu crescimento pessoal!

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

conselhos-profissoes-carreira-masculina-machismo

2 de julho de 2019

Para lidar com o machismo em carreiras “masculinas”, uma das dicas é reprogramar o cérebro. Veja esse e mais conselhos baseados em pesquisas.

24 de junho de 2019

Quando o final de semana acaba é um drama! Já ficamos ansiosas para o próximo, né? Veja três coisas que pode fazer para mudar a sua semana.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas