Como ter uma empresa sustentável?

4 de dezembro de 2013 - Por

dicas para montar uma empresa sustentável

quem ama, compartilha!

Você ouve falar em sustentabilidade quase todos os dias, ajuda seu filho na lição de casas sobre atitudes bacanas com o meio ambiente, mas e no seu cotidiano, você leva uma vida sustentável? Levar uma rotina mais “verde” é interessante não só para o meio ambiente, mas para seu bem-estar e seu bolso também, sabia? Muitas práticas acabam reduzindo custos de produção. Quer um exemplo? Existem restaurantes que transformam o lixo orgânico em adubo, através de compostagem. Desta forma, os restos de comida podem ser usados para fertilizar hortas e produzir mais alimentos.

Algumas iniciativas são bem simples e podem ser adotadas tanto por grandes empresas quanto por pequenos negócios. Vale a pena avaliar sua rotina e considerar algumas mudanças para deixar sua vida mais ecológica!

Telhado verde

Eles dão nova vida a paisagens de cimento e concreto, além de trazerem vários benefícios. Normalmente são criados pelo jardins ou mesmo hortas em cima de prédios e em alguns casos até mesmo em residências. Os custos de implantação e manutenção são compensados por melhorias nas condições acústicas no ambiente, na qualidade do ar e nas condições térmicas do edifício.

empresas com sustentabilidade

Bike Delivery

O serviço tem sido cada vez mais difundido, principalmente nas grandes cidades. A ideia é deixar a motocicleta de lado e fazer o serviço de entregas de bicicletas. Se você trabalha em escritório e precisa contar com motoboys com frequência, que tal pensar nessa substituição? O resultado é o seu problema resolvido sem a necessidade de emissão de gás carbônico no ar.

As entregas de bicicleta também são muito usadas por restaurantes que fazem entrega. Se você for dona de um estabelecimento, avalie a possibilidade de contratar esse pessoal para fazer suas entregas.

Embalagens leves

Se você for fabricante de qualquer tipo de produto que seja oferecido em embalagens de plástico, procure fornecedores que ofereçam materiais mais leves. Pense também em colocar refil no mercado, assim o produto também passa a ser vendido em embalagens mais leves. Tem sido muito comum encontrar refis de cosméticos, para evitar fabricação em larga escala de potes com embalagem reforçada.

Uso do papel

Faça um esforço para reduzir o uso do papel no trabalho e incentive as pessoas a fazerem o mesmo. Se você for dona do estabelecimento, coloque isso como meta. A comunicação interna pode ser feita de maneira mais segura e eficiente por troca de emails. Em casos em que realmente for necessário usar papel, opte pelas folhas recicladas.

 

Essas são apenas algumas dicas para tornar o seu trabalho ou o seu negócio mais sustentáveis. Se quiser dar uma olhada em mais ideias de sustentabilidade, confira o guia de boas práticas elaborado pelo Sebrae!

 

E você, o que faz para ter uma vida mais sustentável?

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

15 de julho de 2019

Poupar para o futuro pode ser desafiador. Esta regra pode ajudá-la a saber se está no caminho certo ao planejar a aposentadoria.

12 de julho de 2019

Muitas mulheres que desejam fazer laqueadura têm seu pedido negado. Veja quais são os requisitos legais para realização do procedimento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas