Como usar os limites da vida a seu favor

24 de maio de 2016 - Por

limites-da-vida

quem ama, compartilha!

*Carolina Ruhman Sandler

Quero ter tudo. Uma carreira maravilhosa, fazer todos os cursos relacionados à minha área e ainda cursos de arte, fotografia, meditação… Quero ler todos os livros que me indicam, além de todas as revistas e jornais, ver todas as séries e filmes, conhecer todas as novas bandas, ter tempo para a minha família, para minhas amigas e tempo para mim mesma. Quero viajar muito! Quero levar a minha filha para todos os teatrinhos e museus da cidade e ter tempo para fazer trabalho voluntário, para me cuidar, e quem sabe até para uma massagem de vez em quando…

Parei de frequentar livrarias por sofrer de FOMO – o acrônimo de fear of missing out (medo de estar perdendo algo, em uma tradução livre), muito comum entre quem usa muito as redes sociais. Eu tenho FOMO não quando vejo as fotos de um evento que perdi, mas quando vejo a vitrine de uma boa livraria cheia de lançamentos.

Quando começo a listar todos os meus desejos, percebo que não tem ano que dê conta todas estas vontades – e nem conta bancária. A verdade é que uma vida inteira não comporta todos estes livros, cursos, filmes, viagens, restaurantes, compras, passeios. E que se quero ter uma vida mais plena e equilibrada, tenho que olhar para o que dá para fazer.

O que me choca é que as mulheres já sabem bem disso – mas ainda não aprenderam a transferir esse conhecimento para suas vidas financeiras. Como dar conta de tantas responsabilidades em apenas 24 horas? É o trabalho, são os filhos, marido, casa e corpo. Como não existe cheque especial para o tempo, nós priorizamos e planejamos. Não dá para encontrar aquela amiga querida nesta semana, mas consigo deixar um almoço com calma marcado para semana que vem. Combino com meu chefe para terminar um relatório mais tarde, assim posso voltar para casa, jantar com a minha família, e depois finalizar o trabalho.

falta_de_tempo

O paralelo cai como uma luva para a nossa vida financeira. Por que nos acostumamos a ir sempre além da conta? Agimos com nossas vidas financeiras como se não houvessem limites. Não tenho dinheiro para comprar uma blusa? Simples: parcelo em dez vezes. Estou aflita com todas as minhas dívidas? Saio para mais uma tarde de terapia de compras. E sim – estes são exemplos reais. Se conseguíssemos usar a nossa expertise na gestão do tempo para a nossa gestão financeira, tenho certeza que estaríamos todas ricas agora.

A receita do bolo é simples: você vai ter que priorizar e planejar. Não vai dar para dar a volta ao mundo, mas tenho certeza que você consegue poupar para fazer algumas viagens muito especiais. Não dá para comprar todas as bolsas do mundo e ainda curtir uma aposentadoria tranquila, mas dá para planejar quanto você vai poder poupar por mês para a sua previdência e separar uma verba mensal para compras.

Se não dá para ter tudo, melhor encarar a verdade de frente. Pense em tudo o que você quer para a sua vida. Um apartamento, férias todo ano, um carro, uma aposentadoria. Veja quanto custam e quanto você vai precisar guardar por mês para tudo isso. Monte um plano: primeiro o apartamento, depois podemos sair de férias, por exemplo. E entenda que os limites não servem necessariamente para cortar suas asas – eles podem ser a dose de realidade, o tijolo e o cimento que você precisa para construir a vida que você sempre quis.

*Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Jornalista, tem 31 anos, é casada e mãe da Beatriz.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

quem-manda-voce-ou-seu-dinheiro 01

14 de fevereiro de 2019

Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!

consumismo-adolescentes-consumo

8 de fevereiro de 2019

Para o adolescente, consumir é pertencer ao grupo e por isso eles podem ser tão consumistas. Descubra aqui como melhorar a relação dos seus filhos com o consumo.

gastos-para-cortar-do-orçamento-como-economizar-dinheiro

7 de fevereiro de 2019

Se você quer economizar dinheiro, precisa cortar AGORA esses 3 tipos de gastos (o segundo é muito comum). Veja quais são e equilibre o orçamento!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas