Confira: melhores investimentos dos últimos 10 anos

22 de fevereiro de 2017 - Por

investimentos_dez_anos

quem ama, compartilha!

Está querendo saber em quais investimentos colocar o seu dinheiro? Um levantamento do Instituto Assaf calculou a rentabilidade acumulada das principais aplicações financeiras dos últimos 10 anos. O ranking consolida os resultados de janeiro de 2007 a dezembro de 2016.

Os valores informam o rendimento nominal bruto de cada aplicação, ou seja, sem considerar custos operacionais e Imposto de Renda, e também a rentabilidade real, descontando a inflação do período, que foi de 83,13%.

É importante ter em mente que rentabilidade passada não é garantia de resultado futuro. No entanto, é fundamental acompanhar a trajetória dos investimentos e as perspectivas do mercado para fazer boas escolhas financeiras.

A primeira posição do ranking ficou com os títulos públicos (Tesouro Direto), que apresentaram rentabilidade real acumulada de 182,64%. Em seguida vieram os investimentos em renda fixa, calculados a partir da rentabilidade do CDI (que remunera boa parte das aplicações em renda fixa), com resultado real de 54,30% no período.

Leitura complementar

Investimento para iniciantes

Investimento para iniciantes

Ver mais

O ouro apresentou rentabilidade real de 49,19% – embora tenha performado mal em 2016, com queda de 17,51%, segundo dados da consultoria Economática. O CDB, calculado a partir da média entre as aplicações pagas feitas por empresas e pessoas físicas, teve resultado real de 43,73%.

A poupança ficou na quinta posição, com resultado real pouco expressivo: 10,44%. O mesmo vale para o rendimento real dos imóveis, calculado a partir do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil), que ficou em 9,23%.

Dólar e bolsa apresentaram rentabilidade real negativa: dólar caiu 16,3% no período, enquanto a bolsa teve queda de 26,05% no acumulado de dez anos.

investimentos_dez_anos_interna

Confira o ranking completo:

[table id=19 /]

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro
Mariana escreveu para o Finanças Femininas entre 2016 e 2017.

Leia em seguida

5-perguntas-para-fazer-a-sua-assessora-de-investimentos

23 de janeiro de 2020

Se você tem dúvidas sobre como investir e qual o melhor investimento, não fique preocupada. Sua assessora de investimentos pode te ajudar. Descubra!

descubra-os-6-erros-comuns-de-investidoras-iniciantes

10 de dezembro de 2019

O frio na barriga e a insegurança de começar a investir podem atrapalhar as decisões das investidoras iniciantes. Veja como encarar o medo.

renda-fixa-turbinada-aprenda-a-investir-em-debentures

8 de outubro de 2019

O mercado financeiro oferece uma opção de investimento em renda fixa para turbinar seus rendimentos: as debêntures. Saiba como investir em debêntures e ficar mais próxima de realizar os seus sonhos.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas