Confira: melhores investimentos dos últimos 10 anos

22 de fevereiro de 2017 - Por

investimentos_dez_anos

quem ama, compartilha!

Está querendo saber em quais investimentos colocar o seu dinheiro? Um levantamento do Instituto Assaf calculou a rentabilidade acumulada das principais aplicações financeiras dos últimos 10 anos. O ranking consolida os resultados de janeiro de 2007 a dezembro de 2016.

Os valores informam o rendimento nominal bruto de cada aplicação, ou seja, sem considerar custos operacionais e Imposto de Renda, e também a rentabilidade real, descontando a inflação do período, que foi de 83,13%.

É importante ter em mente que rentabilidade passada não é garantia de resultado futuro. No entanto, é fundamental acompanhar a trajetória dos investimentos e as perspectivas do mercado para fazer boas escolhas financeiras.

A primeira posição do ranking ficou com os títulos públicos (Tesouro Direto), que apresentaram rentabilidade real acumulada de 182,64%. Em seguida vieram os investimentos em renda fixa, calculados a partir da rentabilidade do CDI (que remunera boa parte das aplicações em renda fixa), com resultado real de 54,30% no período.

Leitura complementar

Investimento para iniciantes

Investimento para iniciantes

Ver mais

O ouro apresentou rentabilidade real de 49,19% – embora tenha performado mal em 2016, com queda de 17,51%, segundo dados da consultoria Economática. O CDB, calculado a partir da média entre as aplicações pagas feitas por empresas e pessoas físicas, teve resultado real de 43,73%.

A poupança ficou na quinta posição, com resultado real pouco expressivo: 10,44%. O mesmo vale para o rendimento real dos imóveis, calculado a partir do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil), que ficou em 9,23%.

Dólar e bolsa apresentaram rentabilidade real negativa: dólar caiu 16,3% no período, enquanto a bolsa teve queda de 26,05% no acumulado de dez anos.

investimentos_dez_anos_interna

Confira o ranking completo:

[table id=19 /]

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mariana Ribeiro
Mariana Ribeiro
Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

taxa-selic-a-6-ao-ano-o-que-muda-na-sua-vida

1 de agosto de 2019

Após 16 meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 6,5% para 6% ao ano. O novo corte coloca a taxa básica de juros da economia brasileira no menor patamar histórico desde 1999. A redução ficou dentro das expectativas dos especialistas que esperavam […]

como-mudar-de-vida-juntar-dinheiro-50-reais

1 de julho de 2019

É possível mudar de vida DE VERDADE juntando apenas R$ 50 por mês se você investir corretamente. Carol Sandler mostra como é fácil, confira!

erro-dinheiro-inflacao-investimentos-01

9 de maio de 2019

A regra básica na hora de cuidar das suas finanças: dinheiro parado é dinheiro perdido. Você perde para a inflação e ainda deixa de ganhar.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas