Conheça a americana que tornou-se bilionária aos 30 anos

25 de agosto de 2014 - Por

elizabeth holmes/divulgação

quem ama, compartilha!

A mitologia grega narra a história do Rei Midas como um homem ambicioso que ficou encantado ao receber do deus Dionísio o dom de transformar em ouro tudo aquilo que tocava. O dom, no entanto, virou um castigo, ao perceber não poderia desfrutar de nenhum outro prazer na vida que não fosse a riqueza, o que fez com que ele se arrependesse da ambição, buscasse a reversão do dom e levasse o restante da vida com simplicidade. A empreendedora americana Elizabeth Holmes, por sua vez, nasceu com um dom parecido com o que recebeu Midas, mas ao contrário dele, ela tornou-se bilionária ajudando as pessoas, praticando o bem e tornando a vida dos americanos mais simples.

Aos 30 anos, ela é considerada pela Forbes a mulher mais jovem da história a tornar-se bilionária com o próprio negócio, a Theranos. A empresa é focada em simplificar exames de sangue e torná-los mais baratos. O empreendimento lhe garantiu, até agora, uma fortuna de US$ 4,5 bilhões e a trajetória dela foi pouco convencional. Segundo informações da BBC Brasil, ela abandonou o curso de engenharia na conceituada Universidade de Stanford para dar início ao próprio negócio.

A decisão corajosa valeu a pena. Hoje ela é um dos destaques do Vale do Silício e com forte credibilidade entre grandes investidores. Ainda segundo as informações da BBC, recentemente ela conseguiu mais aportes e elevou o valor de mercado da empresa para US$ 9 bilhões. Entre os membros do conselho administrativo da empresa estão dois ex-secretários de Estado, Henry Kissinger e George Schultz.

Com toda essa repercussão, dá para notar que ela tem bala na agulha e que seu projeto de negócio foi muito bem estruturado antes que ela tomasse a decisão de abandonar uma possível carreira no ramo da engenharia.

testes em laboratório

O foco do empreendimento

Mais do que ser uma empreendedora de sucesso, Elizabeth contou à BBC que gostaria de fazer algo que pudesse transformar o mundo e tocar as pessoas de um modo significativo.

Por serem determinantes para a maioria dos diagnósticos médicos, bilhões de exames de sangue são feitos todos os anos no Estados Unidos, o que envolve uma movimentação financeira gigantesca. Ela viu uma oportunidade de entrar neste mercado ao perceber que muita gente considera os exames caros e que o medo de agulhas ainda interferia na hora de tomar a decisão entre fazer ou não o exame. Sendo assim, muita gente acaba deixando de fazer os exames que deveriam.

Usando uma tecnologia que não é revelada, A Theramos consegue realizar testes com apenas algumas gotas de sangue, diferentemente do que é feito pelo laboratórios concorrentes. Em geral, ela consegue oferecer custos mais baixos que os concorrentes e trabalha com preços diferenciados, de acordo com cada tipo de exame.

Como forma de atingir o público-alvo com mais rapidez, a empreendedora firmou uma parceria com a maior rede de farmácias dos Estados Unidos, com 8.500 lojas no país. As unidades contam com um espaço da Theranos, que envia os resultados dos exames via email, em 24 horas.

A dedicação da empreendedora ao negócio começou aos 19 anos, quando ela optou por sair da faculdade e dedicou-se exclusivamente ao projeto. Os resultados surpreendentes mostram como o lado positivo de assumir alguns riscos na vida, quando existe foco e um projeto bem elaborado. Onde existia demanda, ela conseguiu vislumbrar uma ideia genial e uma maneira de executa-la. Para conseguir alcançar grandes objetivos, é preciso sonhar grande! Se você tem um projeto promissor, não deixe de acreditar em seu potencial.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

fundos-de-investimento-renda-fixa-ou-poupança

13 de fevereiro de 2019

Simulação da Anefac mostra que, com a Selic a 6,5% a.a., poupança bate fundos de renda fixa com taxa de administração alta. Descubra quais!

10-atitudes-ser-feliz 01

6 de fevereiro de 2019

Já parou para pensar em como ser feliz? Acredite: a resposta está MUITO perto de você. Sorrir é a primeira atitude! Conheça outras e coloque em prática JÁ!

comprar-ou-alugar-imovel-quinto-andar

5 de fevereiro de 2019

Alugar um apartamento ou casa para morar é uma tarefa que pede atenção e cuidado para nao cair em ciladas. Veja dicas para escolher um imóvel para alugar!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas