Fui demitida, o que fazer para recomeçar?

6 de abril de 2020 - Por

crise-do-corovavírus-fui-demitida-o-que-fazer-para-recomeçar

quem ama, compartilha!

Ser demitida nunca é fácil, sobretudo após à pandemia do novo coronavírus alcançar o Brasil e provocar uma nova crise econômica. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desocupação no Brasil subiu 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro – representando 12,3 milhões de pessoas.

Foi um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre de novembro a janeiro (11,2%), segundo a aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre de novembro a janeiro (11,2%). Segundo analistas ouvidos pelo Broadcast, do Grupo Estado, a expectativa é que o número aumente, podendo chegar a 16% da população sem emprego nos próximos meses.

Enfrentar um período de desemprego em meio a crise requer controle e equilíbrio. Ninguém sabe como navegar por águas desconhecidas, mas se você perdeu o emprego, nós queremos te ajudar. Por isso inspiradas em uma matéria da Ellevest – plataforma de investimentos com foco no gênero – listamos algumas dicas para atravessar o momento delicado. Veja a seguir.

Autocuidado: faça um balanço da sua trajetória

Perder o emprego muda a vida de qualquer pessoa. Provavelmente você vai experimentar momentos de negação, raiva, depressão e finalmente a aceitação. Esses estágios são sequenciais, você pode ficar com raiva ou deprimida por um tempo e, um dia, se sentir bem e pronta para recomeçar. Permita-se sofrer e processar, no seu tempo, o momento que você está enfrentando. Priorize o autocuidado.

Embora o isolamento social seja desafiador, também pode ser uma oportunidade interessante para fazer uma reflexão interna. Pergunte-se: quais foram os seus acertos no último emprego? E os erros? O que você pode mudar daqui para frente? Como está a sua carreira? Qual o emprego dos seus sonhos? Como alcançá-lo?

Reserve um tempo para escrever o que você se orgulha de ter feito. Quais projetos você olha para trás com um sorriso? Esse exercício te ajudará a lembrar o que você realizou e a contar sua história mais tarde.

Estabeleça uma rotina

A estrutura que um dia de trabalho fornece a você, e a falta dela pode afetar seu corpo, sono e o humor também. Portanto, é importante estabelecer uma rotina própria. Não precisa preencher cada minuto do seu dia, mas mantenha o mesmo horário para acordar e dormir.

Pela manhã, faça exercícios físicos, meditação ou uma leitura. Programe suas refeições, tempo para conversar com amigos e para se conectar com a família nesse período de isolamento social. Procure um curso online para se atualizar ou aprender algo novo.

Se precisar, faça listas com as atividades que deseja realizar durante o dia. Assim, você acabará descobrindo que é naturalmente mais enérgica em determinadas horas do dia e menos em outras.

Demissão: resolva as pendências do antigo emprego

Não deixe a preocupação com o desemprego te consumir. Após a demissão, existem algumas questões que você precisa resolver como, devolver o notebook da empresa. Se possível verifique os seus arquivos e as anotações das suas tarefas – sempre respeitando todos os termos sobre propriedade intelectual e dados do seu antigo emprego – que podem te ajudar na hora de atualizar o seu currículo.

Se você era CLT, solicite o seguro-desemprego o mais rápido possível. Lembre-se que com o isolamento social os pedidos podem aumentar e deixar o atendimento mais lento. Informe-se sobre os documentos necessários para fazer o pedido.

Em caso de indenização, verifique o que diz o seu contrato de trabalho e procure um advogado trabalhista para te orientar. A MP 936 alterou algumas regras trabalhistas durante a pandemia do coronavírus, fique atenta às mudanças.

Use a internet a seu favor

Há alguns meses as pessoas reclamavam que estávamos todos conectados e alheios a vida real, mas em tempos de isolamento social a internet pode ser um bom instrumento para se manter atualizada, conhecer pessoas e fazer o networking.

Diga a todos que você busca uma nova oportunidade, procure pessoas que você conhece e antigos colegas de trabalho que podem lhe fazer uma recomendação.Você também pode aproveitar os cursos online para atualizar seus conhecimentos e destacar-se na próxima entrevista de emprego.

Faça um planejamento financeiro

Perder o emprego pode trazer uma série de preocupações com as finanças, contas a pagar, alimentação, entre outros. Reserve um tempo no seu dia para organizar seu orçamento e fazer um planejamento financeiro para os próximo meses.

Coloque na ponta do lápis todas as suas despesas, renda do mês e os gastos que podem ser cortados. Dessa forma, fica mais fácil entender a sua situação financeira, controlar o seu dinheiro e quais os próximos passos para não passar aperto até conseguir um novo emprego. Fizemos um compilado com dicas para cuidar das finanças nesse período de crise. Leia mais aqui.

Atualize o seu perfil no Linkedin

Após a fase de reflexões, é hora de fazer um apanhado das suas habilidades e talentos para alcançar novas oportunidades. Faça uma descrição concisa de quem você é, o que faz, por que faz, para quem e o que procura. Isso pode te auxiliar a entender suas capacidades e objetivos de carreira, além de ajudá-la a falar sobre si em futuras entrevistas.

O segundo passo é atualizar o LinkedIn. Pense que seu perfil precisa refletir quem você é agora – não há três anos, quando você procurou um emprego pela última vez. Este não é apenas o seu currículo, mas o espaço para você expandir sua história e contar às pessoas seu atual momento, com o que você se importa e por que você é uma ótima conexão.

Deixe seu perfil “público” para que você seja encontrada, participe de grupos do seu interesse, encontre pessoas  importantes para seguir e comente o que elas compartilham. Compartilhar informações, grupos e comentários são maneiras fáceis de iniciar uma conversa com outras pessoas.

Pesquise empresas do seu interesse, organizações que te inspirem e que você gostaria de trabalhar. Pense como suas habilidades, valores e experiências podem ser aplicadas em várias indústrias, funções e profissões, mesmo além do que você já fez antes. Entender por que você gostaria de trabalhar nessas empresas pode fornecer uma base para pensar criativamente sobre onde você se encaixa e te ajudar nas respostas de uma possível entrevista de emprego.

Prepare-se para procurar emprego

Vivemos um período de incertezas e muitas empresas interromperam os processos seletivos, mas não desista. Candidate-se a vaga que você encontrar e gostar, assim terá chance de conseguir uma entrevista e começar a trabalhar remotamente.

Peça ajuda a uma amiga e treine suas habilidades de entrevista e, em particular, em vídeo.

Lembre-se que a entrevista em vídeo pede alguns cuidados, portanto faça em um ambiente organizado, sem ruídos e vista-se de acordo, como se fosse algo presencial e verifique se seus fones de ouvido estão funcionando.

O lado bom da entrevista em vídeo é que você pode produzir algumas notas de apoio com os principais pontos a abordar. Vale destacar que você nunca deve ler diretamente de um script, mas é uma grande vantagem ter seus pontos de conversa à mão se precisar deles.

Matéria adaptada do site Ellevest.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

guia-para-cuidar-das-financas-na-crise-do-coronavirus

1 de abril de 2020

É primordial cuidar das finanças nesse momento de crise. Organização financeira e controle de gastos são necessários para atravessar esse período. Veja como manter a saúde financeira.

crise-5-dicas-para-vender-e-movimentar-seu-negocio

27 de março de 2020

Durante a crise é necessário inovar e criar soluções para não sofrer perdas financeiras. Listamos algumas dicas para vender produtos e serviços nesse período. Confira!

foi-demitida-nao-minta-na-proxima-entrevista-de-emprego

4 de março de 2020

É natural sentir insegurança na hora de explicar o motivo da sua demissão no trabalho anterior, mas ainda pior é mentir. Veja o que fazer na entrevista de emprego.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas