Culinária libanesa para fazer em casa: homus e baba ganoush

13 de agosto de 2015 - Por

homus-baba-ganoush

quem ama, compartilha!

Olá, meninas! Adoram uma comida árabe, mas o orçamento está apertado para ir àquele restaurante maravilhoso? Hora da Comida traz duas receitas fantásticas!

Hora da Comida publica as receitas de dois pratos árabes que muita gente adora:

Homus (pasta de grão de bico) e baba ganoush (pasta de berinjela). São fáceis de fazer e ótimas entradas, para comer com pão árabe ou mesmo o francês. O bom é que você pode preparar com antecedência e deixar na geladeira, servindo apenas na hora. Ambas levam tahine (molho de gergelim), que é vendido em casas de produtos árabes, mas também em grandes supermercados ou lojas de importados.

As receitas fazem parte do livreto “MiddleEastern – gourmet cuisine” – uma coletânea de receitas tradicionais do Líbano, organizada por frequentadoras da Igreja Ortodoxa de St. George, em Detroit, nos Estados Unidos. A edição de 1991 tem todos os pratos conhecidos no Brasil e outros que nos surpreendem. Ou seja, são receitas de homus e de baba ganoush 100% autênticas. Não tem adaptações.

São praticamente iguais as receitas, com o uso de tahine, suco de limão, alho, água e sal, além de berinjela ou de grão de bico cozido. Abaixo, Hora da Comida ensina detalhadamente como fazer ambas, mas sabemos que o baba ganoush desperta mais dúvidas porque o legume precisa ser grelhado diretamente na chama do fogão, sem o uso de chapa ou panela. É acender o fogo e acomodar (sem medo) a berinjela ali, mudando-a de lugar a cada dois ou três minutos para que grelhe de forma uniforme. Se assar no forno, não terá o mesmo sabor.

Receita de Baba ganoush

Ingredientes

1 berinjela de tamanho médio;
suco de 2 limões;
2 dentes de alho picados;
4 colheres de sopa de tahine;
1/2 xícara de água;
sal a gosto.

Modo de preparo

– Usando um garfo, faça vários furos na berinjela (em toda sua extensão).
– Ligue o fogo, diminua um pouco a chama, e coloque a berinjela direto na chama. Vire a cada dois ou três minutos até que toda a berinjela esteja grelhada. Ela vai murchar bem.
– Tire do fogo e deixe esfriar.
– Em seguida, com cuidado, abra a berinjela com uma faca. Retire toda a polpa branca. Cuidado para não “sujar” a polpa com a casca preta queimada.
– Amasse bema polpa com um garfo até ficar um purê. Se usar um mixer, coloque e deixe por 5 segundos. Isso mesmo 5 segundos. Do contrário, perderá a textura.
– Acrescente à polpa o tahine, alho e sal. Mexa bem.
– Agora, acrescente o limão e a água aos poucos até ficar bem cremoso, mas não molenga. Talvez não seja necessária toda a água.
– A quantidade de limão e de alho pode ser maior ou menor depende do seu gosto.
– Sirva com um bom fio de azeite por cima e cebolinha ou salsinha picada.

Receita de Homus

Para fazer homus, use uma xícara bem cheia de grão de bico cozido, em vez da berinjela. E bata todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador. Vá ajustando a água para chegar à consistência cremosa. O alho e o limão também podem ser reduzidos ou aumentados, a seu gosto. O mais importante é dosar a água para a pasta não ficar dura ou muito mole.

Crédito da foto: Hora da Comida

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Rita Tavares
Rita Tavares
Hora da comida

Leia em seguida

apps-de-periodo-menstrual-compartilham-dados-com-facebook

11 de setembro de 2019

A ONG britânica Privacy International, que investiga e monitora a privacidade de dados na internet revelou que os aplicativos de período menstrual estão compartilhando dados sobre a saúde, vida sexual e o humor de milhares de mulheres com o Facebook. Em reportagem publicada na última segunda (9) pelo BuzzFeed News, aplicativos como Maya e Period […]

pessoas-divorciadas-pagam-mais-caro-no-seguro-de-carro-diz-estudo.

Além de todo desgaste emocional acarretado pelo divórcio, você deve ficar atenta a um fator financeiro que pode pesar no seu bolso: o valor do seguro de carro. O levantamento realizado pela Compara – plataforma de cotação de seguros e produtos financeiros – mostra a elevação do custo após a separação. Em média, o preço […]

reducao-de-custos-incentiva-adesao-a-economia-colaborativa

9 de setembro de 2019

Quantas vezes você já gastou dinheiro com algo que não precisava? Para evitar esse tipo de prática, a economia colaborativa ou compartilhada vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por incentivar a troca, empréstimo, compartilhamento ou aluguel de produtos e serviços por um preço baixo. Afinal, você só precisa de alguns furos na parede […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas