Custo de oportunidade

29 de novembro de 2012 - Por

quem ama, compartilha!

Custo de oportunidade é um termo inventado pelos economistas, que mostra o quanto você está deixando de ganhar ao tomar uma determinada decisão.

Por exemplo, quando você decide parar de trabalhar para voltar a estudar, o seu salário passa a ser zero, certo? Neste caso, é o seu querido salário: este é o seu custo de oportunidade. Este conceito é usado para ver se um investimento vale a pena. Então se eu tenho R$ 10 milhões (uau!) para investir em um negócio, o custo de oportunidade desse investimento é o retorno que eu obteria se, em vez de aplicar na loja, aplicasse este dinheiro em, por exemplo, um fundo de investimento com baixo risco. Se o rendimento esperado com a loja for maior que o custo de oportunidade, o investimento é uma boa opção. Assim, o conceito de custo de oportunidade é uma forma de ajudar a tomar a melhor decisão para o seu bolso.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

7 de dezembro de 2012

Grau de investimento ou Investment Grade, em inglês, é quando um país possui um risco muito baixo e é considerado pela economia mundial um investimento seguro e sólido. Quem declara isso são as  agências de rating, que avaliam o risco de calote de uma empresa ou país.

Fundos de investimento são o agrupamento de recursos de investidores, chamados cotistas, que aplica em títulos, ações, certificados ou até em outros fundos. O gestor do fundo é o responsável por fazer os investimentos com o objetivo de garantir boa rentabilidade aos cotistas. Existem várias classes de Fundos com perfis e mandatos bem diferentes: Fundos Referenciados, Fundos de Renda […]

Nos Estados Unidos temos o FOMC, Federal Open Market Comittee (Comitê Federal do Mercado Aberto do Fed, o banco central do país), que é o equivalente ao Copom no Brasil. O FOMC é o comitê que decide a taxa de juros dos Estados Unidos, a Fed Funds.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas