Dá para economizar sem ter que cortar o cafezinho?

24 de maio de 2019 - Por

como-economizar-dinheiro-sem-cortar-cafe-01

quem ama, compartilha!

Quando começamos a organizar a vida financeira, o primeiro passo é contabilizar os gastos, organizar uma planilha e identificar o destino do nosso dinheiro. Nesse processo, chega o momento em que você, provavelmente, percebeu que precisará cortar gastos. E aí, como economizar dinheiro?

O corte de algumas comprinhas diárias podem desmotivar a pessoa a continua o processo – e o famoso cafezinho depois do almoço costuma entrar nessa guilhotina. Apesar de custar aproximadamente R$ 4, ele traz certa felicidade. O mesmo vale para a manicure quinzenal. São pequenos gastos que trazem bem-estar.

Você precisa cortá-los para economizar dinheiro?

Não necessariamente.

Como economizar dinheiro sem cortar gastos que nos dão prazer

“Estava destinada a realizar minha vontade de viajar no final do ano e dentro de 5 anos ter um carro próprio. Para isso precisava organizar minha vida financeira e poupar. Pesquisei muito na internet e comecei as mudanças. Cortei os gastos, entre eles estavam o café depois do almoço e a escova que faço aos finais de semana. Meu desânimo sem aquilo foi indescritível! Inconscientemente encontrava desculpas e acabei desistindo do meu plano. Foi aí que resolvi economizar de outra forma, mas me permitindo a ter pequenos ‘luxos’ no dia a dia. Estou prestes a comprar o modelo de carro dos meus sonhos”, contou a leitora Larissa, de 39 anos.

A história de Larissa é nosso exemplo de que dá para economizar dinheiro fazendo pequenos gastos e ainda assim realizar todos os sonhos planejados. O que precisa mudar são os hábitos a longo prazo.

como-economizar-dinheiro-sem-cortar-cafe-02

O segredo para economizar dinheiro: mude seus hábitos no longo prazo

Contabilize suas despesas

Para saber qual é o estado da sua saúde financeira, é preciso contabilizar os gastos. Para isso, anote por um mês tudo que compra e paga. Se tiver cartão de crédito, quantifique quanto paga de juros por usar esse serviço. Não esqueça de anotar o gasto com as balinhas e o do cafezinho depois do almoço. Faça um planilha com esses números.

Dessa forma você percebe que o buraco é mais embaixo e que cortar esses gastos são apenas uma forma paliativa de poupar dinheiro. Existem grandes chances de você perder a vontade de continuar o processo e parar por ali.

O segredo para não ter que cortar seus “pequenos luxos” é fazer uma divisão certa do seu dinheiro. Para tanto, sugiro o método 50/30/20 – clique aqui e conheça.

Compre com consciência

Evite sair gastando rios de dinheiro. Obviamente, dessa forma você nunca vai poupar e vai se meter em dívidas desnecessárias. Está liberado comprar, mas só a quantia que você pode gastar em relação à divisão que fez do seu orçamento.

Uma boa forma para fazer isso inicialmente é usar apenas o dinheiro. Esconda seus cartões de crédito e vá pagando as dívidas que já fez neles. Enquanto isso, saque a quantia disponível para gastar no mês. Divida o total pelas semanas do mês. Assim, saberá quando pode gastar na semana e também por dia.

Evite parcelar suas compras

Essa não é uma boa forma de comprar. Por exemplo: se a televisão que quer comprar custa R$ 1.500 e você divide em 15x, claro que fica mais suave e fácil de pagar. Porém, isso é uma enganação! Em todas essas parcelas estão embutidos os juros e seu dinheiro está indo pelo ralo.

Faça o parcelamento invertido e sem precisar de nenhuma instituição financeira – veja aqui como. Assim que conseguir juntar tudo, vá até uma loja e compre, só que à vista. Tente de todas as formas pechinchar e conseguir um preço mais camarada.

A mesma coisa funciona para os empréstimos. Na maioria das vezes são desnecessários e, com planejamento, não precisará deles. Leia mais, pesquise sobre o assunto e poupe o máximo que puder!

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

carnaval-gastar-dinheiro-orcamento-como-economizar-01

11 de fevereiro de 2019

Dá para viajar no Carnaval, ir para os blocos, curtir com as crianças e ficar com o orçamento na azul! Duvida? A primeira dica é planejar. Veja as outras!

15-dicas-comecar-a-economizar-do-zero

11 de abril de 2018

A vida não é só feita só de contas e de trabalho. Para viver bem e realizar os seus sonhos é necessário poupar. Aprenda aqui como começar.

como-economizar-supermercado

12 de janeiro de 2018

Economizar no supermercado é questão de pesquisar preços, mas também de fazer compras nos dias certos. Veja outras dicas práticas e fáceis!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas