Você pensa que a instabilidade econômica só afeta as compras no supermercado e nas lojas do shopping? Doce engano! Somos prejudicadas em tudo, até no trabalho. Pelas notícias que estão circulando por aí, você pode perceber como as equipes estão ficando cada vez mais reduzidas.
Fique atenta! Se está desgostosa no trabalho ou dando umas mancadas, é hora de mudar! Por mais que estejamos no meio do ano, ainda dá para recuperar o tempo perdido e conseguir um lugar de destaque na empresa. Quem disse que as promessas de fim de ano têm que ficar na gaveta depois que janeiro passa?
Faça uma análise
Sabemos que sua vontade de mudar é grande, mas nem por isso, precisa sair fazendo as coisas sem um objetivo claro. Faça uma retrospectiva do que fez no primeiro semestre, identifique quais foram as suas maiores dificuldades e por quais motivos conseguiu chamar atenção. Esse é o caminho das pedras para o sucesso. Faça igual uma guerrilheira, indo pro tudo ou nada!
O segredo é ter foco! Trace metas e pense numa estratégia para conseguir realizar tudo que quer. Se as coisas ainda estiverem obscuras, chame o chefe. Marque uma conversa e peça um feedback. Saiba ouvir críticas – é provável que receba muitas delas, mas são para o seu bem. Nada de chorôrô ou levar para o pessoal. Você vai crescer profissionalmente sabendo a verdade.
Saia da zona de conforto
Nem sempre ouvimos o que queremos, mas com essas informações é o momento de agir. Você não quer se destacar e permanecer no emprego? Então, faça de tudo para mudar! As suas tarefas diárias precisarão ser feitas de outra maneira e com outro empenho. O trabalho vai ser duro, mas as chances de o seu chefe reconhecer o seu desempenho são grandes. Então bola pra frente!
Aproveite o mês de julho para fazer cursos e buscar aperfeiçoamento. Um profissional que está sem fazer cursos ou reciclagem há mais de 9 anos está estagnado e perdeu a utilidade no mercado de trabalho. Ficou com medo? Essa é a hora de buscar alternativas e conseguir atingir o desempenho esperado. Lembre-se que tudo isso não é só para o trabalho e, sim, para você.
Busque resultados
Conforme os meses forem passando, o período de turbulência será mais leve. Provavelmente você estará mais habituada com sua nova rotina e entenderá melhor seus objetivos. Para tudo isso ficar mais claro, faça um balanço diário, semanal e mensal. Nesta lista você deve colocar tudo que fez e o que rendeu. É mais fácil fazer isso diariamente, mas o exercício de também listar nas semanas e nos meses trará um novo significado à prática.
Se perceber que não está conseguindo atingir o desempenho esperado, mude novamente. Isso funciona como um quebra-cabeça e, uma hora, você vai conseguir sair dessa. Tente de todas as maneiras possíveis, sempre peça um retorno de seus superiores e colegas de equipe e esteja aberta para críticas. O trabalho é duro, mas proveitoso. O amadurecimento nesta situação vai valer a pena, esteja certa disso – e você ainda corre o risco de se apaixonar de novo pelo que faz. Vale a pena!
Na sua opinião, qual é o seu segredo para se destacar?
15 de fevereiro de 2019
Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.
30 de janeiro de 2019
Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!
16 de janeiro de 2019
ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!