De volta aos básicos na cozinha

9 de março de 2015 - Por

Bolo_fuba

quem ama, compartilha!

Para quem sente falta de tomar um lanche à tarde com uma receita gostosa e que lembra a casa dos nossos avós, o blog Hora da comida ensina como fazer um delicioso bolo de fubá.

Às vezes, menos é mais – principalmente, na cozinha. Excessos e modismos não significam necessariamente um prato gostoso.Até ao contrário, muita gente, talvez a maioria, não goste de muita invencionice. Então, Hora da Comida propõe uma volta aos básicos – aquelas receitas de antigamente, com ingredientes simples e bem baratos, como esta de bolo de fubá.

É um bolo que não leva queijo, como preferem os mineiros, nem erva doce, que é odiada por muita gente, e muito menos nacos de goiabada, como está na moda em várias lojas de bolos caseiros.

Nesta receita, o que vale é fubá e leite de coco – dois ingredientes disponíveis em todos os supermercados. Ao preparar, a massa fica dura, até difícil de mexer e espalhar na forma. Mas não se engane. O bolo cresce e fica fofinho. Fica perfeito com um bom café. Se usar um fubá artesanal ou orgânico, melhor. Vale a diferença de preço, para mais, porque o bolo fica mais gostoso. Mas, se não achar, faça com o de supermercado mesmo. Quando começar a assar, o cheirinho vai se espalhar pela casa. Hummmmm!

bolo de fubá

Receita de bolo de fubá

Ingredientes

100 gramas de manteiga

2 xícaras de açúcar

3 ovos

1 garrafinha de leite de coco

1 xícara de farinha de trigo

2 xícaras de fubá

2 colheres de chá de fermento

Modo de preparo

Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Acrescente as gemas e continue a bater. Em seguida, adicione o leite de coco e misture bem. Acrescente a farinha e o fubá aos poucos, batendo bem.Em outra vasilha, bata as claras em neve. Adicione as claras à massa e o fermento. Unte uma assadeira e polvilhe farinha de trigo. Tire o excesso. Coloque a massa na assadeira e leve para assar em forno médio.

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Rita Tavares
Rita Tavares
Hora da comida

Leia em seguida

por-que-as-mulheres-sofrem-mais-com-depressao-e-ansiedade

19 de setembro de 2019

Nos últimos anos, os transtornos mentais ganharam mais atenção, especialmente, a depressão e ansiedade, que tem afetado cada vez mais pessoas. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são acometidas pela depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 5,8% das pessoas sofrem com a doença, que representa 11,5 milhões de […]

com-a-selic-a-5-5-investimentos-em-renda-fixa-ainda-valem-a-pena

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, caiu 0,5 ponto percentual e alcançou o patamar de 5,5% ao ano. Foi o segundo corte consecutivo de 2019, efetuado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O anúncio aconteceu nesta quarta (18) e confirmou a expectativa da maioria dos especialistas do […]

apps-de-periodo-menstrual-compartilham-dados-com-facebook

11 de setembro de 2019

A ONG britânica Privacy International, que investiga e monitora a privacidade de dados na internet revelou que os aplicativos de período menstrual estão compartilhando dados sobre a saúde, vida sexual e o humor de milhares de mulheres com o Facebook. Em reportagem publicada na última segunda (9) pelo BuzzFeed News, aplicativos como Maya e Period […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas