Declare seu Imposto de Renda numa boa

7 de fevereiro de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Todo ano é a mesma história. Janeiro é o mês das promessas e da esperança de economizar e concretizar os planos. Isso é ótimo! Mas logo aparecem as primeiras dificuldades (e contas a pagar) e levamos um balde de água fria na cabeça. Eis que a realidade surge, mostrando como o ano vai ser poderoso. Em seguida vem outro soco no estômago: declarar o Imposto de Renda. Pânico! Calma… Não precisa de tanto.

É claro que durante a declaração temos que nos preocupar com muitos detalhes importantes, mas organizando todos os documentos e não deixando pra última hora, evita o desespero. E neste ano não tem desculpa, porque vai ser possível baixar o programa de declaração no dia 24 de fevereiro. Enquanto isso, você deve ficar atenta a todas as mudanças no processo. O prazo para entregar a declaração completa vai de março até abril de 2013. E fique tranquila, porque vai ser mais fácil do que imagina…

Para as pessoas que fazem a declaração completa, comece a juntar todos os comprovantes: mensalidades escolares, holerites de salário, recibo de dentista… Já para os que fazem declaração não precisam se preocupar com isso, porque não precisam diminuir. Nos dois casos não esqueça de ter em mãos o número do recibo de entrega do ano anterior. Em caso de perda ou roubo, entre em contato com a Receita Federal.

Feito isso chega o grande momento: digitar! Aí que começam os primeiros erros e por isso é preciso fazer com muita antecedência. Preste atenção em tudo – pontos, vírgulas e centavos. Também não vale dar uma de espertinha e deixar de declarar algum bem. Todos os rendimentos devem ser declarados, pois caso contrário você pode parar na malha fina! Compras grandes, como de imóveis, carros e motos, precisam ser declarados. Guarde notas fiscais e comprovantes de compra.

Se tiver algum dependente da sua renda, eles também precisam estar na declaração deste ano. Só que para eles é mais simples, basta mencionar os dados pessoais e sobre o patrimônio e gastos deles. É necessário guardar também os comprovantes disso. Por exemplo: seu filho é estagiário? Peça o holerite do salário dele. Será importante na hora de preencher.

O prazo para entregar a declaração preenchida começa no dia 1º de março e vai até 30 de abril, por isso não pode marcar bobeira!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

tag-50-fatos-sobre-mim-carol-sandler

16 de abril de 2019

Se você sempre quis saber mais sobre a Carol Sandler, essa é sua chance! Qual é o signo dela? Sabia que ela tem uma cachorrinha chamada Flor? Descubra essas e outras curiosidades!

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

cadastro-positivo

10 de abril de 2019

Agora, todos serão automaticamente incluídos no Cadastro Positivo do Serasa, SPC e afins. Seus dados estão seguros? Quais são as vantagens? Descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas