Descubra como o viés inconsciente pode prejudicar a sua vida profissional

18 de outubro de 2019 - Por

descubra-como-o-vies-inconsciente-pode-prejudicar-a-sua-vida-profissional

quem ama, compartilha!

Frequentemente e sem perceber julgamos o livro pela capa. Isso acontece quando você bate o olho em uma pessoa e com base em absolutamente nada já tem uma opinião formada sobre ela. Esse pensamento é o viés inconsciente e pode prejudicar a sua vida profissional na hora daquela entrevista de emprego, por exemplo.

O viés inconsciente é o conjunto de estereótipos que vamos armazenando ao longo da vida. São construídos por meio das nossas vivências, memórias de infância, percepções que adquirimos a partir das pessoas do ciclo de convivência e até o conteúdo das narrativas audiovisuais.

Por se tratar de algo inconsciente, é como se cada vivência ficasse armazenada em um grande banco de dados na mente, formando um sistema de convicções. A cada nova interação, o cérebro recorre a essas informações para julgar a situação vivida naquele momento. Tudo isso acontece em uma fração de segundos.

Essa velocidade te impede de perceber que está sendo tendenciosa e julgando toda a situação ou pessoa de acordo com o viés pessoal, utilizando os critérios de tudo que te cerca.

Como o viés inconsciente pode prejudicar a sua carreira?

O viés inconsciente pode prejudicar a vida profissional de todas as mulheres. Vamos supor que durante uma entrevista, o recrutador não vai tirar conclusões radicais a primeira vista. O cérebro dele vai julgar de um jeito intuitivo, a partir dos estereótipos que ele já conhece.

Se o recrutador tiver em seu “banco de dados” o estereótipo de que a vaga de emprego não é compatível com o gênero da pessoa entrevistada, geralmente a candidata, será prejudicada, por exemplo. Isso pode acontecer com aquelas vagas consideradas “masculinas” ou cargos executivos.

Mas como mudar esse comportamento? A Carol Sandler te explica o que fazer para não ser influenciada pelo viés inconsciente. Assista o vídeo a seguir e compartilha com as amigas.

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.

Leia em seguida

liderança-feminina-saiba-como-alcançar-o-sucesso-profissional

5 de novembro de 2019

O sucesso profissional das mulheres pode incluir a liderança feminina e verdadeiros desafios. Descubra como enfrentá-los.

dia-do-professor-o-que-e-preciso-fazer-para-melhorar-o-reconhecimento-dos-docentes

15 de outubro de 2019

A alta taxa de violência contra os docentes desanima quem deseja seguir a profissão. Neste Dia do Professor, é importante refletir sobre o papel dos educadores e como a sociedade pode valorizar a categoria.

descubra-a-importancia-da-mentoria-na-sua-carreira

7 de outubro de 2019

É praticamente impossível crescer profissionalmente sem ajuda. Todas nós precisamos de um empurrão na carreira e, por isso, a mentoria pode ser o que falta para você tirar suas ideias do papel e alcançar o sucesso.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas