8 dicas para ter uma vida sustentável

5 de junho de 2020 - Por

dia-mundial-do-meio-ambiente-8-dicas-para-ter-uma-vida-sustentavel

quem ama, compartilha!

Ter uma vida sustentável envolve um esforço cotidiano para “virar a chavinha” e deixar para trás antigos hábitos, como trocar a sacolinha plástica do supermercado por uma ecobag ou resistir a tentação de comprar uma blusinha na sua loja favorita, mesmo sabendo que você não precisa.

Para te ajudar a encarar essa empreitada, listamos algumas dicas para aplicar no dia a dia e ter uma vida sustentável.

1- Brecar o consumismo

Com a pandemia está difícil segurar a vontade de comprar, né minha filha? Entendemos que é um momento complicado, mas aquela sensação gostosa de adquirir um produto é efêmera e se você não tiver controle financeiro, pode acabar com a conta no vermelho.

via GIPHY

A Carol Sandler fez um vídeo fresquinho para te ajudar a lidar com o consumismo na pandemia, assista a seguir.

2- Comprar dos produtores locais

Frutas e verduras de supermercado percorrem um longo caminho para chegar ao seu lar e nem sempre chegam frescos. Pesquise onde estão os produtores locais da sua cidade, assim você consegue consumir alimentos de qualidade e fortalece a economia da sua região.

via GIPHY

3- Cozinhar a sua comida

A correria do dia a dia é puxada para todos, mas na medida do possível faça a sua própria comida, pois você sabe o que está consumindo e evita os alimentos ultraprocessados que contém conservantes que prejudicam a saúde.

via GIPHY

4- Comprar em brechós

Comprar em brechó é uma forma de barrar o consumismo e ter uma vida sustentável. Não significa que você deixará de comprar roupas nas suas lojas preferidas, mas é uma forma de consumo consciente. Além do mais, é possível encontrar peças incríveis para montar o look.

via GIPHY

5- Economizar na energia

Aproveite a luz natural dos ambientes, utilize lâmpadas de LED – que consomem menos energia e tem uma capacidade de iluminação maior do que as outras – e desligue os aparelhos eletrônicos da tomada, como TV quando estiver desligada, celular e notebook depois de carregados.

via GIPHY

6- Reutilizar a água da máquina e da chuva.

Lavou roupa? Não dispense a água com sabão e reserve para lavar o quintal. Para quem mora em casa e tem condições, instale uma calha para captar a água da chuva e também reutilizar.

via GIPHY

7- Fazer uma horta

É muito gratificante colher hortaliças e ervas da própria horta. Aproveite o período de isolamento social para cultivar manjericão, tomilho, hortelã, alecrim e outros para utilizar na comida. Você não precisa de um espaço grande para fazer uma horta, é possível fazer num cantinho do seu apartamento.

via GIPHY

8- Não desperdiçar alimentos

Faça um cardápio semanal listando todos os alimentos que você quer consumir, assim você compra na quantidade exata e não desperdiça. Além mais, solte a criatividade e utilize os talos e outras partes de verduras e legumes que costumamos jogar fora.

via GIPHY

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) [email protected]

Leia em seguida

carol-sandler-minimalista-consumismo

11 de junho de 2020

O consumo consciente é um verdadeiro desafio em um mundo que incentiva o consumismo a todo momento. Após o Desafio 6 meses sem compras, a Carol Sandler virou minimalista? Descubra!

isencao-no-pagamento-da-conta-de-luz-veja-quem-pode-se-beneficiar

16 de abril de 2020

Famílias inscritas na tarifa social do governo ficarão isentas do pagamento da conta de luz até junho. Se você não tem o benefício, veja como economizar.

crise: 5-dicas-para-economizar-na-conta-de-agua-e-luz

26 de março de 2020

Com pequenas mudanças é possível economizar na conta de água e luz e, de quebra, ajudar o meio ambiente. Confira nossas dicas.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas