Dicas para melhorar o orçamento familiar

15 de maio de 2019 - Por

orcamento-familiar-01

quem ama, compartilha!

Nessa quarta-feira (15) é comemorado o Dia da Família. Considerando que ainda estamos passando por um período econômico difícil diante da lenta recuperação da economia, nada mais justo do que pensar em como toda a família pode contribuir para manter o orçamento familiar em ordem – incluindo o controle de gastos.

“Quando falta planejamento, acaba ocorrendo um descontrole da situação (financeira)”, afirma João Mantoan, diretor da Economies Consultoria, professor de Economia do IBE conveniada FGV e professor de MBA na FGV.

Quais hábitos desequilibram o orçamento familiar?

Segundo ele, as famílias costumam enfrentar problemas quando compram muito sem necessidade, ou passam por imprevistos, como problemas de saúde ou alguma manutenção de emergência. Por outro lado, elas também podem ter que enxugar gastos por motivos positivos, como viajar, comprar um imóvel ou trocar de carro. Seja qual for a razão que leve uma família a rever o orçamento, é possível equilibrar as finanças com algumas dicas práticas.

“Planeje o orçamento familiar e estabeleça prioridades ao consumir. Pergunte-se: ‘estou precisando disso? Isso é realmente necessário?’ Se não for, não compre e reserve dinheiro para outras situações”, sugere Mantoan.

O que fazer para manter o orçamento familiar em ordem?

Segundo ele, no supermercado, é possível trocar marcas de produtos, optando pelas que tenham preços mais acessíveis. “Na maioria das vezes, dá para substituir a marca mantendo um bom padrão de qualidade”, afirma.

orcamento-familiar-02

De acordo com Mantoan, famílias que têm mais de um veículo podem tentar utilizar apenas um deles para atender a necessidade de todos e, assim, economizar gastos com combustível.

Também é importante adotar um consumo consciente de água e energia elétrica, segundo o professor. Outra dica para reduzir despesas é optar por planos de celular mais acessíveis.

Se a família tem o hábito de sair todos os fins de semana, pode reduzir o número de saídas e organizar programas mais baratos, como reuniões em casa com os amigos. Vale lembrar que essa situação é temporária e que você não precisa abrir mão do lazer em família para economizar. No entanto, é bom usar a criatividade para evitar programações caras. O especialista também recomenda trocar as refeições fora de casa ao longo da semana pelas caseiras.

Como organizar o orçamento familiar com um dos membros da família desempregado?

De acordo com Mantoan, nesta situação, além de colocar em prática de forma mais rígida as dicas acima, a família pode dispensar faxineira ou empregados domésticos fixos. Segundo ele, se a família usa serviço de lavanderia, por exemplo, pode deixar a tarefa de cuidar das roupas para quem estiver desempregado.

“Outra opção é desenvolver o empreendedorismo, pensar em um negócio familiar”, afirma. Afinal, dependendo do caso, a crise pode ser a chance de uma mudança, de uma virada na vida profissional. Porém, antes de a família optar por empreender, deve avaliar se tem o perfil apropriado para isso, se informar e se planejar cuidadosamente para empreender com segurança.

Seja qual for a situação, com disciplina, determinação e colaboração de todos, é possível melhorar o orçamento.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

juntar-dinheiro-metade-do-salario-universitaria-01

23 de maio de 2019

Essa leitora do Finanças Femininas organizou tão bem seu orçamento que já conseguiu comprar sua moto à vista. Ela ensina o passo a passo, confira!

infidelidade-financeira-orcamento-familiar-01

22 de maio de 2019

Aquelas compras que você esconde ou investimento que faz escondida são formas de infidelidade financeira. Veja como afastar essa ameaça ao relacionamento.

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas