Educação financeira: 5 dicas para falar de dinheiro em casa

Educação financeira: 5 dicas para falar de dinheiro em casa

Pode ser que seus pais não tenham te ensinado nada sobre educação financeira – e agora, adulta, você precisa se virar. A situação complica quando você é casada e/ou tem filhos, afinal, precisará cuidar das finanças de casa, falar sobre o assunto com seu/sua parceiro/a e, de quebra, ensinar as crianças a cuidar de seu próprio dinheiro.

Esse é o caso da Edna, uma leitora que nos escreveu pedindo ajuda nessa questão:

Gostaria que fizessem um post e um vídeo no YouTube orientando como devemos inserir a nossa família na educação financeira. Sou uma iniciante, nunca fui motivada nessa questão, meus pais viveram com o mínimo e sem controle. Quero muito deixar claro os meus planos e que a família esteja engajada comigo para obter resultado.

Essa situação é comum, mas pode ser revertida, começando por você mesma!

Como inserir a família na educação financeira?

1) Você e seu parceiro precisam conversar sobre dinheiro

Você sabe quanto ele/ela ganha? Vocês falam sobre os sonhos de vocês? Planejam coisas juntas? Estar em um relacionamento significa, antes de mais nada, parceria. O casal precisa andar na mesma direção e velocidade – e isso exige sinceridade, transparência e confiança. Neste vídeo, Carol Sandler conta como divide as contas com seu marido – clique aqui e veja!

2) Vamos falar sobre divisão de tarefas?

Hoje sabemos que dividir as tarefas domésticas é obrigação dos parceiros. E por que não dividir as tarefas financeiras? Se vocês dois trabalham e ganham seu próprio dinheiro, é justo que os dois planejem itens básicos, como a lista do supermercado ou o pacote de internet que contratarão.

Quer ver mais dicas para incluir a família na educação e planejamento financeiro? Então, assista o vídeo a seguir e anote todas as dicas da Carol!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close