Educação financeira: 5 dicas para falar de dinheiro em casa

7 de agosto de 2018 - Por

educacao-financeira-familia-filhos-marido-esposa

quem ama, compartilha!

Pode ser que seus pais não tenham te ensinado nada sobre educação financeira – e agora, adulta, você precisa se virar. A situação complica quando você é casada e/ou tem filhos, afinal, precisará cuidar das finanças de casa, falar sobre o assunto com seu/sua parceiro/a e, de quebra, ensinar as crianças a cuidar de seu próprio dinheiro.

Esse é o caso da Edna, uma leitora que nos escreveu pedindo ajuda nessa questão:

Gostaria que fizessem um post e um vídeo no YouTube orientando como devemos inserir a nossa família na educação financeira. Sou uma iniciante, nunca fui motivada nessa questão, meus pais viveram com o mínimo e sem controle. Quero muito deixar claro os meus planos e que a família esteja engajada comigo para obter resultado.

Essa situação é comum, mas pode ser revertida, começando por você mesma!

Como inserir a família na educação financeira?

1) Você e seu parceiro precisam conversar sobre dinheiro

Você sabe quanto ele/ela ganha? Vocês falam sobre os sonhos de vocês? Planejam coisas juntas? Estar em um relacionamento significa, antes de mais nada, parceria. O casal precisa andar na mesma direção e velocidade – e isso exige sinceridade, transparência e confiança. Neste vídeo, Carol Sandler conta como divide as contas com seu marido – clique aqui e veja!

2) Vamos falar sobre divisão de tarefas?

Hoje sabemos que dividir as tarefas domésticas é obrigação dos parceiros. E por que não dividir as tarefas financeiras? Se vocês dois trabalham e ganham seu próprio dinheiro, é justo que os dois planejem itens básicos, como a lista do supermercado ou o pacote de internet que contratarão.

Quer ver mais dicas para incluir a família na educação e planejamento financeiro? Então, assista o vídeo a seguir e anote todas as dicas da Carol!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

como-fazer-seu-salario-render

10 de janeiro de 2019

Pequenas atitudes, como deixar o cartão de crédito em casa, fazem grande diferença para fazer o salário render mais. Conheça outros hábitos fáceis.

contas-a-pagar-como-pagar-boletos

22 de novembro de 2018

Pagar as contas em dia é fundamental para evitar dívidas. Mas como não atrasar as contas a pagar? Veja como a Carol Sandler se organiza para não esquecer das datas de vencimento dos boletos!

vida-financeira-dia-das-bruxas

31 de outubro de 2018

Já que ainda não existe poção mágica para acabar com as dívidas, é preciso tomar cuidado para não ficar no vermelho. Confira dicas para colocar a vida financeira em ordem!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas