Educação financeira para crianças: veja como falar sobre dinheiro

28 de maio de 2020 - Por

educacao-financeira-para-criancas-veja-como-falar-sobre-dinheiro

quem ama, compartilha!

A educação financeira para crianças pode ser um verdadeiro desafio para mães e pais, afinal falar de dinheiro é tabu para algumas pessoas e, portanto, não costuma ser algo muito comum nas famílias. No entanto, o assunto não deve ser evitado e a infância é o momento ideal para ensinar as primeiras lições de organização das finanças.

Mostrar quanto custa cada desejo e ensinar que o dinheiro pode acabar muito rápido caso não seja administrado da forma adequada, são pontos essenciais para formar um adulto consciente sobre as suas escolhas e em relação às próprias finanças.

A educação financeira para crianças começa com uma boa conversa e para te ajudar com alguns ensinamentos separamos algumas dicas. Confira:

Primeiros passos da educação financeira infantil

As crianças sempre observam e repetem os comportamentos dos pais ou das pessoas que convivem com eles. Dessa forma, a relação que o seu filho desenvolve com o dinheiro é espelhada no seu comportamento e por isso a infância é o momento ideal para começar as primeiras lições da educação financeira. Clique aqui para saber como.

Vida financeira: lições que aprendemos com os nossos pais

As experiências que os pais compartilham com as crianças permanecem na fase adulta e, certamente, terão influência na vida financeira. Veja aqui alguns aprendizados.

Mesada: tire as principais dúvidas sobre dar dinheiro aos filhos

Falar sobre mesada e semanada é polêmico. No entanto, independentemente do jeito que os pais a utilizam, a verdade é que esse é um dos instrumentos mais valiosos da educação financeira para crianças. Clique aqui para tirar as principais dúvidas.

educacao-financeira-para-criancas-veja-como-falar-sobre-dinheiro

Educação financeira infantil vai além da mesada

Todavia, a mesada não é a única ferramenta para começar os primeiros ensinamentos da educação financeira infantil. Existem muitos fatores, até mesmo alguns detalhes do cotidiano que podem influenciar a relação que a criança tem com o dinheiro, agregar valor e até mesmo formar os princípios pessoais que ele associa a questões financeiras. Clique aqui para ler mais.

Como lidar com o consumismo infantil

Mesmo quem tem uma boa relação com o dinheiro e controle financeiro pode passar por apuros com os filhos consumistas. Atualmente, o incentivo ao consumismo infantil dá as caras no YouTube, que cativa cada vez mais crianças e adolescentes. Veja aqui como lidar com essa tendência.

Educação financeira para crianças: 5 erros com dinheiro para não ensinar aos filhos

A educação financeira na infância preparará os pequenos para uma vida econômica saudável quando alcançarem a idade adulta. Por isso, falar de dinheiro logo nos primeiros anos de vida do seu filho é essencial para evitar consequências que podem ser desastrosas no futuro. Para ajudá-la nessa missão, a Carol Sandler fez um vídeo com a lista de erros financeiros mais comuns para você fugir na hora de conversar sobre finanças com as crianças. Confira a seguir.

Fotos: Adobestock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) [email protected]

Leia em seguida

educacao-financeira-infantil-vai-alem-da-mesada-veja-dicas

25 de maio de 2020

A mesada é uma experiência importante na educação financeira infantil, mas para ter efetividade você pode aliá-la a outros ensinamentos. Descubra!

educacao-financeira-8-licoes-para-ensinar-a-sua-filha

10 de março de 2020

Educação financeira infantil é fundamental para criar filhas independentes e que sabem cuidar do próprio dinheiro. Veja como abordar o tema. Leia mais!

volta-as-aulas-3-lições-financeiras-importantes-para-as-crianças

29 de julho de 2019

Que tal aproveitar a volta às aulas para ensinar na prática conceitos de educação financeira para seus filhos? Use as situações da escola para isso.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas