Empreendedorismo: saiba como a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio

2 de outubro de 2018 - Por

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Você quer apostar no empreendedorismo, mas não sabe por onde começar? Ou já tem o seu próprio negócio, mas as vendas não estão indo muito bem? Pois saiba que a pesquisa de mercado pode te ajudar a desvendar qual é o seu público principal, alavancar o seu lucro e fazer a sua marca ficar ainda mais conhecida.

A pesquisa de mercado nada mais é do que identificar fatores-chave de sucesso do negócio, ameaças e oportunidades, traçar as incertezas, compreender as dinâmicas do mercado e ficar por dentro das tendências.

“O conhecimento do mercado é a chave do sucesso. A dica é levantar tudo sobre ele de forma criteriosa e com base em um diagnóstico. Aqui, é importante não só conhecer os problemas, mas suas causas e consequências”, comenta Maria Cecília Martinez, professora de Relações Públicas da Universidade Católica de Brasília.

Primeiros passos: ter um plano de negócio e fazer pesquisa de mercado

Pode até parecer algo complicado em um primeiro momento, mas ter um plano de negócio é fundamental para o sucesso da sua empresa. No site do Sebrae é possível baixar um modelo para te ajudar em todo o planejamento. Para criá-lo será preciso procurar informações detalhadas sobre o nicho que você escolheu e detalhar os produtos e serviços da sua empresa.

Esse também é o momento de pesquisar sobre seus possíveis clientes, concorrentes e fornecedores. Além disso, você precisará traçar os pontos fortes e fracos do seu negócio e qual a característica que te destacará no mercado. Pense também na comunidade em que estará inserida e todas as suas necessidades, inclusive as sociais.

“Somente assim você conseguirá ir em frente e saberá como elaborar a política, as estratégias e ações de comunicação. Tenha em mente que será necessário a realização de ações de publicidade e propaganda, que devem estar de acordo com os objetivos empresariais e pensadas de forma integrada. Assim, você atingirá seu segmento ou o público externo e o público interno da sua empresa. Não esqueça, ainda, de divulgar a marca do seu negócio em todas as mídias disponíveis para torná-la conhecida e de fácil lembrança”, pontua Martinez.

Agora que você já estruturou o seu plano de negócio, será possível entender melhor a sua empresa e o que fazer para conquistar cada vez mais clientes. Com essas informações em mãos, chegou o momento da pesquisa de mercado. Para te ajudar, Martinez explica os principais pontos para você precisa ficar atenta:

– Entendimento de mercado

Algumas ferramentas podem te ajudar a levantar informações preciosas sobre o mercado, como a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sebrae nacional e do seu estado e órgãos de classe (sindicatos patronais e de empregados). Essas instituições possuem informações relevantes sobre o mercado e, na maioria das vezes, o acesso é gratuito.

Os principais dados que devem ser extraídos são os socioeconômicos, demográficos, comportamentais e ramos de atividade. Também existe a possibilidade de adquirir informações de institutos de pesquisa. Entretanto, são serviços que demandam um certo investimento – muitas vezes alto. É preciso avaliar se contratar uma empresa para isso fará sentido no seu orçamento.

– Prospecção de clientes

Com todas essas informações, segmente o mercado que pretende ingressar e delimite o seu público em potencial. Com isso, você será capaz de criar estratégias e ações para chegar até eles. Caso você já tenha clientes e queira ampliar as suas vendas, é fundamental entender o seu comportamento e seus desejos.

– Estudo da concorrência

Saiba exatamente quem é o seu concorrente – nem sempre é aquele que atua no mesmo ramo que você. Colha informações sobre seus diferenciais (preço, produto, serviço, atendimento), observe o que ele faz, como estrutura o negócio e sonde seus clientes. Outra dica é consultar seus fornecedores, que são excelentes fontes de informação. Buscar por esses pontos te ajudará a traçar um caminho de sucesso ou a não cometer os mesmos erros do concorrente.

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Defina as melhores estratégias de marketing para o seu tipo de negócio

Quanto mais você conhecer o seu ramo de negócio e o seu público-alvo, mais chances de sucesso terá. Agora que você já sabe qual o caminho seguir, chegou o momento de definir as melhores estratégias de marketing para atingir os seus objetivos. Elas são decisões que devem ser tomadas de acordo com onde e em quem você pretende chegar, além de poder saber o que oferecer e como divulgar o seu produto ou serviço.

“As estratégias e ações não devem ser baseadas em suposições, mas em certezas concretas. Utilize o marketing para definir um preço compatível com o mercado e o público-alvo, escolher o local mais apropriado para o negócio e adequá-lo às mudanças no comportamento do consumidor”, pondera Martinez.

Saiba planejar as vendas e organizar as finanças do seu negócio

Toda empreendedora sabe que manter um bom número de vendas e organizar as finanças do seu negócio é fundamental para alcançar o sucesso. Para traçar as estratégias de vendas, é preciso primeiro precificar o seu produto ou serviço e saber como está a situação financeira do mercado em geral e de seus clientes em potencial.
De acordo com Martinez, ter metas e conhecer os melhores meses para vendas, além de saber quais táticas usar para atrair mais clientes, é fundamental para manter o negócio de forma saudável.

“É essencial pensar no planejamento de vendas e na organização financeira. Este é um momento em que a empreendedora deve ter em mente que é importante estar atenta à situação econômica do seu negócio e, com isso, direcionar o uso do dinheiro com inteligência. Para isso, utilize as ferramentas disponibilizadas em modelos de planos de negócios, faça um curso no Sebrae ou busque uma consultoria. A questão financeira pode levar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso”, conclui.

Fotos: Fotolia

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Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
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