Empréstimo por hipoteca vale a pena?

17 de julho de 2014 - Por

quando procurar a hipoteca?

quem ama, compartilha!

Falar em hipoteca pode causar um certo espanto em algumas pessoas, afinal, estamos falando em colocar um imóvel como garantia de um empréstimo. O lado bom é a possibilidade de levantar valores altos com juros bem menores em comparação a outros tipos de tomada de crédito, tendo em vista que a garantia do imóvel reduz os riscos da operação.

No entanto, se para o banco é um bom negócio lhe conceder crédito desta maneira, você por outro lado precisa ter muita segurança do que está fazendo e total certeza de que poderá arcar com as parcelas do empréstimo. Caso contrário, a instituição pode de fato confiscar o imóvel e levá-lo a leilão para quitação da dívida.

Se você cogita tomar dinheiro emprestado por meio de hipoteca, vale a pena dar uma olhada nas situações em que o empréstimo pode ser indicado.

Crescimento da sua empresa

Suponhamos que você tenha uma empresa já bem estruturada, com demanda crescente, mas precisa fazer uma ampliação para dar conta de atendê-la. É hora de ampliar seu negócio e para isso é preciso ter capital. Se você já tem um planejamento de quanto poderá ganhar a mais caso faça essa ampliação, o levantamento do dinheiro pela hipoteca pode ser uma boa saída.

Neste caso você está tomando um empréstimo vislumbrando um aumento nos seus lucros, o que lhe dará margem para pagar as parcelas da hipoteca sem atraso. Antes de tomar a decisão, tenha seu projeto de ampliação muito bem estruturado, para diminuir o risco da operação.

quando buscar a hipoteca

Troca de dívidas

Se você estiver superendividada e comprometida com parcelas com altas taxas de juros, é preciso trocar sua dívida por uma mais barata. Neste caso, a hipoteca pode garantir o valor necessário para quitar o que você deve, assim você paga as parcelas com juros bem mais baixos e ganha fôlego para juntar uma grana a mais.

Se você caiu na situação de superendividamento e precisará recorrer à hipoteca, o mais urgente neste momento é repensar seus hábitos e focar em sua organização financeira. É preciso que você mantenha seu orçamento em dia e honre com os pagamentos das parcelas sem atraso, tendo em vista o risco de perder o imóvel.

Condições para a hipoteca

Antes de mais nada, é preciso que o imóvel em questão esteja registrado em seu nome. Além disso, o banco ainda fará uma avaliação de crédito, ou seja, vai estudar quais são as suas condições de pagamento das parcelas.

É importante saber também que a liberação do crédito não lhe garante 100% do valor do imóvel, o percentual pode variar de 50% a 70% porcento do valor avaliado da sua propriedade, de acordo com a instituição bancária.

Vale ainda reforçar o alerta no caso do imóvel hipotecado ser o único que você possui. Perder este bem pode significar o afundamento em uma crise financeira talvez nunca antes experimentado por você. Portanto, programe-se para pagar todas as parcelas em dia e não correr o risco de entregar o imóvel para o banco.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

cadastro-positivo

10 de abril de 2019

Agora, todos serão automaticamente incluídos no Cadastro Positivo do Serasa, SPC e afins. Seus dados estão seguros? Quais são as vantagens? Descubra!

consumismo-consumo-divida-leitora-financas-femininas 01

27 de março de 2019

Por causa do consumismo, ela causou um grande estrago em seu orçamento. Como ir da absoluta falta de controle ao comando sobre sua grana? Nossa leitora conta como fez!

investir-ou-quitar-dividas

18 de março de 2019

Você quer investir, mas tem uma dívida pendente. É melhor quitar a dívida ou aplicar essa grana? Se você errar, pode arruinar seu bolso! Veja a resposta.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas