Ensine a seu filho o valor do dinheiro

15 de setembro de 2016 - Por

filhos_valor_dinheiro

quem ama, compartilha!

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora.

A linguagem visual é um elemento importantíssimo para que as crianças compreendam melhor o mundo. Nos primeiros anos de vida, a experiência sensorial com diferentes formatos e texturas, bem como o interesse pelas cores vivas, ditam o tom da infância.

A relação das crianças com o dinheiro segue a mesma lógica. Para que elas entendam como ele funciona e o seu valor, é preciso que as experiências sejam sólidas, que estejam bem amarradas com o mundo real.

Para que seu filho comece a trilhar os passos para ser uma pessoa consciente com as finanças no futuro, não dá para esperar que ele comece a ter educação financeira somente na escola. O ensino em casa, com a família, também é de extrema importância.

Por exemplo, antes da fase do aprendizado sobre as primeiras operações matemáticas, é importante mostrar à criança de onde vem o dinheiro. Nesse sentido, o ideal é que tanto a mãe quanto o pai expliquem suas profissões para os filhos pequenos.

Além de mostrar a eles qual é a atividade que os pais exercem, isso é importante para que, aos poucos, os filhos compreendam com mais facilidade porque os pais passam tempo fora de casa no dia a dia. A distância temporária tem um propósito: sustentar a casa, pagar a escola, os passeios, os brinquedos.

Ao longo da infância, as crianças terão uma dimensão melhor sobre o que o dinheiro é capaz de pagar e como controlá-lo. Mas isso fica para outra etapa, falaremos sobre esse assunto em outro texto.

Nesse primeiro momento, essa associação da atividade dos pais com o dinheiro pode ser um passo inicial para que meninos e meninas comecem a entender que o dinheiro faz parte da rotina e que é importante – afinal, consome boa parte do tempo dos pais.

Conversar sobre dinheiro sem tabus e desde a infância é o jeito mais maduro de ajudar na construção de um adulto consciente em relação às finanças.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Foto: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Leia em seguida

quem-manda-voce-ou-seu-dinheiro 01

14 de fevereiro de 2019

Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!

como-fazer-seu-salario-render

10 de janeiro de 2019

Pequenas atitudes, como deixar o cartão de crédito em casa, fazem grande diferença para fazer o salário render mais. Conheça outros hábitos fáceis.

contas-a-pagar-como-pagar-boletos

22 de novembro de 2018

Pagar as contas em dia é fundamental para evitar dívidas. Mas como não atrasar as contas a pagar? Veja como a Carol Sandler se organiza para não esquecer das datas de vencimento dos boletos!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas