Especial: como o coronavírus afetou o mercado financeiro nesta segunda?

16 de março de 2020 - Por

quem ama, compartilha!

Coronavírus, pandemia, circuit breaker na Bolsa de Valores: essas palavras passaram para o vocabulário do noticiário há, pelo menos, duas semanas. Se você ainda está perdida, estamos iniciando uma nova série de reportagens para traduzir o que está acontecendo todos os dias.

Nesta segunda-feira (16), a Bolsa de Valores enfrentou mais uma montanha-russa e o Governo anunciou um pacote de medidas que pode ajudar as endividadas. Veja a seguir.

Ibovespa: -13,92%

Dólar: R$ 5,04

Casos de coronavírus: 234 confirmados e 2064 suspeitos, segundo o Ministério da Saúde

Mais circuit breaker: o que fazer com seu dinheiro?

A Bolsa de Valores mal abriu hoje e já enfrentou a primeira parada forçada às 10h24 da manhã graças a uma queda de 12,36% no Ibovespa. Essa foi a quinta vez em 6 pregões que as negociações foram interrompidas na B3.

Por que você tem que saber? Se você investe em ações ou fundos, talvez seja o momento de fechar o aplicativo da corretora e tentar manter a calma. O circuit breaker é um mecanismo que serve, justamente, para que os operadores e investidores não ajam com irracionalidade. É um tempinho para acalmar os ânimos e pensar melhor.

Há quem esteja vendo este momento como uma oportunidade, mas este é um jogo perigoso para quem não tem experiência e muito sangue frio. Na dúvida, procure se informar sobre o que os grandes gestores estão fazendo e fique de olho no noticiário econômico.

Governo e bancos anunciam medidas para facilitar a negociação de dívidas

Depois de reunião extraordinária nesta segunda-feira (16), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma medida para facilitar a renegociação de dívidas de famílias e empresas consideradas boas pagadoras. Além disso, o CMN liberou até R$ 637 bilhões para os bancos oferecerem em crédito.

Por que você tem que saber? Logo depois deste anúncio, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os cinco maiores bancos do País – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander – se dispuseram a prorrogar por até 60 dias o prazo de vencimento de dívidas de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas empresas. Cada instituição terá liberdade para montar seu próprio pacote e as negociações serão individuais.

Em outras palavras, os bancos se dispuseram a prorrogar o prazo de pagamento de dívidas entre seus clientes. Os clientes interessados precisarão solicitar junto aos bancos.

Pandemia afeta economia mundial

Em pleno domingo (15), o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu cortar sua taxa de juros em 1 ponto percentual – agora ficando entre 0 e 0,25%. A decisão está entre as medidas emergenciais que o país está tomando para sustentar a economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

Em comentário no programa Estúdio I, na GloboNews, o professor de Economia Daniel Sousa disse que essa medida pode mostrar que o Fed está mais preocupado com a pandemia do que parecia antes.

O dia também não foi fácil para as bolsas globais. O índice Dow Jones fechou o dia com perda de 12,94% – o pior pregão desde 1987. Já o S&P marcou queda de 11,99%, enquanto Nasdaq amargou -12,32%, o pior pregão da história.

Por que você tem que saber? A queda da taxa de juros nos Estados Unidos pode levar o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) a também cortar a taxa Selic. Traremos novidades no boletim de amanhã, fique ligada!

Tesouro Direto suspende negociações na tarde desta segunda-feira (16)

A medida foi tomada por conta das fortes oscilações que os títulos públicos sofreram. Apesar disso, os investidores conseguiram acessar a plataforma normalmente para comprar e vender títulos do Tesouro Selic.

Serasa cancela Feirão Limpa Nome presencial em São Paulo

Seguindo recomendações da Prefeitura de São Paulo, o Serasa Consumidor decidiu cancelar os atendimentos físicos do Feirão Limpa Nome, que vinham acontecendo na Arena Corinthians e no Largo da Batata. A medida foi tomada para evitar aglomerações. No entanto, o atendimento online está mantido e acontece até o dia 31 de março.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter e produtora, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

Coronavírus derruba a Bolsa nesta sexta

27 de março de 2020

As más notícias sobre o coronavírus chegaram do mundo inteiro, o que afetou a Bolsa e o mercado financeiro. E como isso vai te impactar? Veja aqui!

Projeção do PIB para este ano é de zero, segundo Banco Central

26 de março de 2020

Impacto do coronavírus na economia é grande. Além disso, 3,28 milhões de pessoas deram entrada no seguro-desemprego nos EUA. Tudo isso vai te afetar, sim; veja como

Apesar de crise política e coronavírus, bolsa tem alta

25 de março de 2020

Boas novas vindas dos EUA no combate ao coronavírus animaram o mercado financeiro, apesar do discurso de Bolsonaro na terça (24). Veja como isso te afeta.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas