Especial Eleições 2018: conheça as propostas dos candidatos à Presidência

Especial Eleições 2018: conheça as propostas dos candidatos à Presidência

Produzido por Ana Paula de Araujo e Gabriella Bertoni

Votar com consciência sempre foi uma premissa importante, mas a crise política que atravessamos desde 2013 torna a reflexão sobre o voto ainda mais importante nas Eleições 2018. Ainda vivemos um momento político conturbado, que culminou em uma crise econômica sem precedentes.

“Estamos em uma eleição conturbada. Um dos principais líderes políticos do País não poderá ser candidato e estamos vendo a direita vocalizar seus valores. A eleitora deve trazer para si a responsabilidade de escolher a melhor solução para o País, ela não está nos extremos”, diz Rachel Meneguello, Professora Titular em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Como escolher o melhor candidato à Presidência para você?

São tantos candidatos disputando o cargo de chefe de Estado… Ainda bem! Essa pluralidade é apenas um reflexo de uma sociedade democrática – mesmo que alguns candidatos não tenham visões tão democráticas assim. “Talvez essa seja a eleição presidencial mais plural da nossa história. Temos candidatos de esquerda, direita, centro, a favor e contra direitos humanos, privatizações… temos de tudo, e isso é muito bom”, comenta Sérgio Praça, professor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

Por isso, antes de apertar os dois dígitos e confirmar, é importante encontrar o/a candidato/a que melhor representa sua visão de mundo e ideais. Para facilitar sua vida, lemos os planos e diretrizes de governo de nove candidatos à Presidência: Alvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (NOVO) e Marina Silva (Rede) – os nove primeiros colocados nas últimas pesquisas.

Então, definimos cinco áreas de suma importância e trouxemos um resumo do que pensam os candidatos. São elas: Economia, Educação, Políticas Sociais e Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública.

Como navegar pelo nosso guia de propostas das Eleições 2018?

Separamos essas grandes áreas em cinco links diferentes:

Clique aqui para ver as propostas de Economia

Clique aqui para ver as propostas de Educação

Clique aqui para ver as propostas de Políticas Sociais e Meio Ambiente

Clique aqui para ver as propostas de Saúde

Clique aqui para ver as propostas de Segurança Pública

Para encontrar propostas ou um candidato específico em nossos guias, aperte “CTRL + F” (Windows) ou “Command + F” (macOS), que é o comando para encontrar um termo na página. Leia atentamente e compartilhe com suas amigas – o futuro do nosso País está nas nossas mãos!

eleicoes-2018-candidatos-presidencia-propostas-02

Por que você precisa pensar bem antes de votar?

Meneguello relembra que essa eleição acontecerá em um contexto muito fragilizado. “Tivemos muitos retrocessos nos últimos anos, tanto no campo dos direitos quanto das oportunidades, resultados das decisões políticas do governo e do Congresso. A escolha da alternativa que melhor preenche o que desejamos para recuperar o país é fundamental”, afirma.

Ao mesmo tempo, as instituições perderam muita credibilidade – e, para a docente, apenas se recuperarão se a relação do eleitorado com elas mudar. Esse é o nosso papel.

Além disso, o voto é a nossa maior arma contra retrocessos, especialmente contra os nossos direitos enquanto mulher. “Essa eleição é mais delicada para o público feminino porque há um candidato profundamente contrário a qualquer noção da mulher como cidadã. Há um grande risco de legislações contrárias às mulheres serem aprovadas”, alerta Praça.

Nova era de extremos

O extremismo está em ascensão em diversas partes do mundo, cada uma por motivos diferentes. Na Europa, por exemplo, tem a ver com a imigração. Já nos Estados Unidos, segundo Praça, com desigualdade de renda e mudanças profundas no mercado de trabalho. “No Brasil, é mais um sentimento de desgaste com o sistema partidário”, explica.

Para Meneguello, propostas extremadas podem acarretar em mais violência, como ocorreu com o ataque ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). “Sabemos que as eleições naturalmente colocam os antagonismos em cena, mas o extremismo joga contra qualquer solução política. Precisamos recuperar a capacidade de solução política, e o próximo presidente terá que ter esse objetivo e talento para fazê-lo.”

Pronta para conhecer as propostas dos candidatos à Presidência? Leia o conteúdo com atenção e vote com sabedoria.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close