Esse é o primeiro passo essencial para cuidar bem do seu dinheiro

7 de março de 2017 - Por

cuidar-bem-dinheiro

quem ama, compartilha!

Muita gente me escreve para saber por onde começar a controlar sua vida financeira. Qual planilha baixar? Quais livros ler? No entanto, acredito que existe um passo anterior a ser dado, fundamental para quem quer mudar e cuidar bem do seu dinheiro de uma vez por todas.

A resposta é simples, mas quero que você pare um minuto para refletir:

O primeiro passo é reconhecer que você não sabe controlar seu dinheiro – e que isso não tem problema nenhum.

Nós nos cobramos tanto, mas tanto. Temos que ser perfeitas, impecáveis. Não existe meio termo. O problema é que este nível de exigência é tão forte que chega a ser prejudicial. E se não sabemos como controlar nossos gastos, acabamos desistindo até de tentar. Ou então ficamos presas às nossas crenças e não nos abrimos para aprender tudo o que precisamos saber.

cuidar-bem-dinheiro

É como aquele casal que está perdido no trânsito. A mulher sugere que eles parem para pedir uma direção no posto de gasolina, mas ele se recusa. “Eu sei onde estou!”, brada o cara. Só que não, cara pálida, você não sabe. E se não pedir ajuda, é capaz de perder um belo tempo no trânsito.

Pois bem, a metáfora ficou datada em tempos de Waze, mas ela continua poderosa: o problema não é não saber. É não pedir ajuda.

Então se você tomou a decisão de começar a cuidar do seu dinheiro, pegue leve com você mesma. Você não é obrigada a saber tudo. Sua única obrigação é outra: é perguntar tudo o que não sabe. Tudo o que não ficou claro. Tirar todas as suas dúvidas.

Não existe dúvida boba – existe apenas aquela que não é respondida, por vergonha de ser perguntada.

Reconhecer isto é muito mais poderoso do que ter a planilha perfeita. Não gaste tanto tempo com estes detalhes – o essencial é você saber que precisa começar, que está cheia de dúvidas e que vai procurar respostas a cada uma delas.

Reconhecer que você não sabe é o primeiro passo.

Vamos juntas?

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

dinheiro-controle-educacao-financeira-thais-teles-01

2 de abril de 2019

Não basta ganhar dinheiro: tem que saber como gastar. É aqui que entra a educação financeira. Parece complicado? Nem tanto! Entenda de um jeito fácil!

licoes-dinheiro-filha

21 de março de 2019

Educação financeira infantil é fundamental para criar filhas independentes e que sabem cuidar do próprio dinheiro. O primeiro passo é falar sobre. Veja como!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas