20 de janeiro de 2014 - Por Vanessa Duarte
*Vanessa Duarte
Elas são atraentes e brilham aos olhos de qualquer mulher, levam muitos nomes como sale, liquidação, promoção, saldo, bota fora, entre muitos outros… isso mesmo as liquidações fazem a nossa cabeça porque imaginamos ter a oportunidade de comprar tudo o que queremos por um preço mais acessível.
Mas é preciso ficar alerta, as promoções podem ser traiçoeiras e induzir compras erradas ou mesmo desnecessárias.
Para evitar isso, vão algumas dicas básicas de como comprar de forma certa nesse período de liquidações:
. Objetivo traçado: sejam eles acessórios, roupas ou sapatos é necessário sair às compras com uma lista do que deseja comprar, caso contrário e como acontece na maioria das vezes, compramos peças muito parecidas com o que já temos – e a sensação de armário vazio continua.
. Custo benefício: comprar muitas peças baratas e qualidade média ou ruim não significa fazer uma compra boa, é melhor aproveitar os saldos para investir em uma peça de maior qualidade que poderá ser aproveitada por muito mais tempo. Não só para o período de queima de estoques, mas sim para todas épocas do ano, essa dica deve ser levada para tudo relacionado a compra de vestuário, uma vez que nos vislumbramos com preços acessíveis.
. Prove: mesmo com as lojas cheias e filas no provador e caixa, vale provar todas as peças escolhidas para ter certeza do caimento, modelagem e se a peça está de acordo com todas as suas expectativas sobre ela. Do contrário, você pode ter mais trabalho em retornar à loja e trocar a peça comprada, do que se tivesse escolhido melhor no momento da compra, além de correr o risco de ter uma peça em desuso no armário.
.Prefira peças atemporais: comprar o que está na moda é tudo de bom, mas é preciso observar bem as compras de promoções, pois as lojas liquidam com preços mais atraentes peças que não estarão na tendência prevista para o ano seguinte. É melhor comprar algo com 30% de desconto e que poderá usar nos anos seguintes, do que uma peça com 60% que usará somente no final desta estação.
Peças que nunca saem de moda: jeans com lavagem tradicional, camisa de seda ou tecidos fluídos de cores lisas, blazer preto acinturado, sapatos como scarpin e sapatilhas, entre outras peças mais neutras que podem ser usadas independentemente do tempo e estação do ano.
. O inverno está ai: lembre-se que o outono/inverno estão próximos e que talvez precisará investir algumas peças para as estações frias, então cuidado com excessos agora.
E por fim, a Compra consciente, que é aquela compra da qual você tem certeza que deve ser feita e que atende a todos os quesitos acima. E se a pergunta “Mas o preço está tão bom, porque não levar?” vier a sua cabeça, responda para si mesma que sabe que esta peça não faz parte dos seus desejos e necessidades do momento.
Dessa forma você comprará melhor, ficará mais satisfeita com as aquisições e gastará somente com aquilo que será usado.
É importante lembrar que para ter estilo, a autoestima e estado de espírito contam muito mais do que uma ou outra peça nova!
Boas compras!
Qualquer dúvida mandem um email para vanessa@vissconsultoria.com
*Vanessa Duarte é consultora de estilo e imagem, figurinista, colunista de moda do programa Tribuna Independente da Rede Vida TV e personal stylist da VISS Consultoria de Estilo e Imagem| www.vissconsultoria.com
5 de dezembro de 2019
Limite de 8% no juros do cheque especial ainda pode ser uma armadilha para quem tem o crédito disponível. Veja os cuidados na hora de utilizar o valor.
29 de novembro de 2019
A Black Friday chegou e você poderá aproveitar os preços baixos para fazer comprinhas. Veja as reações de quem vai sextar na liquidação.
20 de novembro de 2019
Neste Dia da Consciência Negra, é importante refletir e entender como apoiar a luta pela igualdade racial para uma sociedade mais justa para todos.