14 de outubro de 2015 - Por carolinaruhman
*Carolina Ruhman Sandler
Quanto tempo você demora para tomar uma decisão de compra? Depende do que você está comprando, é claro. Bens como carros e imóveis podem demorar alguns meses… Mas e uma blusa que você gostou? Uma barra de chocolate no supermercado?
Estudos dizem que nós demoramos 2,5 segundos para tomar uma decisão de compra no impulso – isso mesmo, dois vírgula cinco segundos. Demora mais tempo para você ler esta frase do que para decidir entre duas marcas de sabão em pó!
Ou seja: muitas decisões que achamos que são super racionais na verdade não são. Pelo contrário! São fruto de impulso puro, baseada em nossas emoções. O que importa mais é a cor da embalagem, a celebridade que endossa, o fato de o comercial ter, de algum modo, criado algum impacto. Fatores que normalmente achamos que são insignificantes acabam tendo um poder enorme na nossa tomada de decisão.
E por sinal – qual foi o último comercial que chamou a sua atenção? Uma ação de marketing que mexeu com você? Há quanto tempo foi isso? Eu não sei você, mas para mim faz muito tempo.
Por isso, são fatores simples que nos influenciam. Se vi uma pessoa que admiro usando um sapato como aquele. Se vi uma pessoa bonita saindo da loja. Se o cheiro do produto de beleza me remeteu a alguma lembrança. E não o preço, a forma de pagamento, quanto você já gastou naquele mês (ou semana, ou dia). Isso fica para depois – a decisão já foi tomada!
Então na hora de sair às compras, tente se lembrar deste texto. A tomada de decisão é, na maioria das vezes, fruto de um impulso emocional. Se aquilo faz sentido ou não para você (e para a sua conta bancária!), fica para o segundo plano. E com isso que você acaba comprando muita coisa que não precisa – ou às vezes, que acaba nem usando.
Não digo isso por ser contra fazer compras – pelo contrário! Eu adoro bolsas, sapatos e ter o modelo de iPhone mais recente. A minha ideia é apenas fazer uma provocação. Que tal, na próxima vez que você estiver em uma loja ou no supermercado, se questionar “Será que eu preciso disso” antes de colocar no carrinho e passar o cartão?
*Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Jornalista, tem 31 anos, é casada e mãe da Beatriz.
Fotos: Shutterstock
11 de fevereiro de 2019
Dá para viajar no Carnaval, ir para os blocos, curtir com as crianças e ficar com o orçamento na azul! Duvida? A primeira dica é planejar. Veja as outras!
30 de janeiro de 2019
Caça ao tesouro é apenas uma das atividades para crianças que você pode fazer em casa sem gastar dinheiro. Conheça outras e não passe perrengue nas férias!
25 de janeiro de 2019
Saber como economizar dinheiro não é só pesquisar preços: você PRECISA se fazer essas 4 perguntas básicas. A primeira: vale a pena? Conheça as outras!