Etiqueta para namoro no trabalho

15 de março de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

A empresa ou escritório que trabalha é o lugar que você passa mais tempo fora de casa. Como não conseguimos controlar nossos sentimentos, nunca sabemos onde e quando vamos nos apaixonar. Talvez isso role numa padaria, num cinema ou talvez no trabalho…

Trabalho numa multinacional com mais mulheres do que homens. Então na hora do almoço, era só ver uma camisa e gravata pra ficar atenta ao gatinho. Num giro pelos corredores acabei conhecendo o Thiago. Logo de cara rolou um flerte, mas mantive o respeito para evitar qualquer rolo. Não teve jeito… Num happy hour nos conhecemos melhor e ficamos. Isso foi se tornando mais frequente até que assumimos o namoro. Foi um desafio e tanto para mantermos as regras da empresa e não conseguirmos trocar carinhos meio do expediente. Infelizmente nosso namoro terminou, mas mantemos o respeito de colegas de equipe“, Mariana Calegari, 27 anos, gerente de marketing.

Assim como a história de Mariana, o flerte e até namoro é comum em diversas empresas. Não adianta fugir e lutar para que isso não aconteça. Nem sempre conseguimos segurar o coração e não se apaixonar. Para que esse romance aconteça de forma saudável e sem stress, veja quais são as dicas da Célia Leão, Consultora de Etiqueta empresarial.

Regras da empresa
Tenha certeza de quais são as regras antes de começar a trocar os olhares com o gatinho do andar. Se não for permitido, segure a vontade e não tente engatar o namoro com nenhum funcionário. Você pode se prejudicar por isso.

Se mesmo assim não conseguir segurar o romance, arrisque. Mas esteja consciente de todos os riscos que sua relação pode contar na sua carreira. Nestes casos seja mais discreta do que o normal e evite contar para as pessoas com quem trabalha que está namorando um carinha da empresa.

Autorização do chefe
A descrição nunca é demais em uma ambiente corporativo. Se puder rolar paquera e namoro entre colegas da empresa, mantenha a mesma postura. Nada de ficar anunciando que está namorando o fulaninho e fofocando sobre a pegada dele nos corredores da empresa.

É sempre bom comunicar o seu superior. “Chame seu chefe para uma conversa, diga que você se apaixonou por uma pessoa do escritório e que estão se relacionando. Termine pedindo uma opinião e conselhos profissionais do chefe”, indica Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial.

Carinhos no expediente
Conforme a intimidade avança tendemos a sair da normalidade. Não perca a noção e mantenha a compostura dentro do ambiente de trabalho. “É impossível controlar o olhar apaixonada, mas nada de ficar dando beijinho no corredor e fazendo outros carinhos no expediente de trabalho”, orienta Célia.

Segure as vontades e continua conversando e interagindo com outras pessoas da equipe. “Evite almoçar só com seu namorado. O ideal é continuar andando com sua turma e falando com suas colegas. Até mesmo por que depois vocês não terão assunto no final de semana”, diz a consultora.

Brigas e discussões
É comum ter desentendimentos em um namoro. Jamais leve isso para o ambiente de trabalho. “Sempre lembre que você está sendo paga para trazer resultados para a empresa. Seja madura e separe seu lado pessoal do profissional”, diz Célia Leão.

Só fale com seu superior ou desabafe com uma colega de equipe quando o problema for de fato sério, no caso doença ou morte. Fora isso não tem desculpa, seja forte e haja com naturalidade no ambiente corporativo.

Você já passou ou viveu uma situação dessa? Conte pra gente

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

atitudes-antiprofissionais-que-você-não-nota

22 de julho de 2019

Alguns comportamentos no ambiente de trabalho são automáticos. Será que, com isso, você anda tendo atitudes antiprofissionais sem perceber?

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

conselhos-profissoes-carreira-masculina-machismo

2 de julho de 2019

Para lidar com o machismo em carreiras “masculinas”, uma das dicas é reprogramar o cérebro. Veja esse e mais conselhos baseados em pesquisas.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas