Faça nhoque para atrair a sorte

6 de março de 2014 - Por

como fazer nhoque

quem ama, compartilha!

A cada quinze dias o blog Hora da Comida traz uma dica bacana e barata para comer bem!

Diz a tradição que, a cada dia 29, deve-se comer nhoque(ou gnocchi, em italiano), colocando-se embaixo do prato uma nota de dinheiro para atrair fortuna. Afinal, buscar a sorte é direito e dever de todos! Para facilitar a vida dos que estão com planos ambiciosos para 2014, e buscam uma ajudinha extra, Hora da Comida fez um passo a passo que ensina fazer nhoque em casa.

A primeira recomendação é sobre ingredientes. Nhoque, nada mais é do que uma massa de batatas, ovos e farinha de trigo. Os melhores levam muita batata e pouca farinha. O ideal é usar batatas de casca rosada. Em feiras livres, é fácil de achar. Se não encontrar, peça ao feirante a segunda melhor opção. Após cozidas, sem nenhum vestígio de água, e ainda quentes, as batatas devem ser espremidas ou muitíssimo bem amassadas com um garfo.

Espere amornar e acrescente os outros ingredientes para fazer a massa. Em uma superfície bem limpa, coloque a batata amassada, e faça um buraco no centro. Nele, coloque os outros ingredientes e vá misturando com as mãos até obter uma massa homogênea.

Feita a massa, limpe a superfície e espalhe um pouco de farinha de trigo. Cuidado aqui! Não coloque muito porque o seu nhoque vai absorver esse excesso de farinha e ficar pesado. Vá adicionando farinha aos poucos à medida que for preciso.Separe pequenas porções da massa do tamanho da palma de sua mão. E, como se estivesse brincando de massinha, faça rolinhos da largura do dedo.

Em seguida corte os rolinhos em pedacinhos que devem ser colocados em uma forma enfarinhada. Não use muita farinha nessa forma.O próximo passo é pressionar levemente o garfo sobre cada pedacinho para fazer uma marquinha. Aqui o objetivo não é puramente estético. Essa área absorverá melhor o molho!

Pronto! Agora é só colocar água em uma panela com um pouco de sal e, quando ferver, vá colocando aos poucos o nhoque para cozinhar. Quando o nhoque subir à superfície da água, estará pronto. É rápido! Tire com uma escumadeira, coloque num escorredor para drenar a água e, em seguida, na forma que o nhoque será servido. Jogue um fio de azeite sobre o nhoque cozido para evitar que grude. Vá colocando um pouco de molho também. Por fim, complete com o molho de sua preferência.

Se quiser ver as fotos deste passo a passo, clique aqui!

Receita de Nhoque de Batata

6 porções

Ingredientes

Ingredientes

1 quilo de batatas

2 gemas levemente batidas

1 xícara de chá de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de fécula de batata

noz moscada ralada

sal a gosto

Instruções

  1. Cozinhe as batatas e passe-as pelo processador.
  2. Coloque a massa sobre uma superfície lisa e abra um buraco no centro. Acrescente os outros ingredientes e trabalha a massa com as mãos até torná-la homogênea.
  3. Enfarinhe a superfície de trabalho e faça bastões.
  4. Corte os bastões em pedacinhos e coloque os nhoques sobre uma assadeira enfarinhada.
  5. Para cozinhar, ferva dois litros de água com um pouco de sal.
  6. Cuidado para não colocar muitos nhoques na panela. Repita a operação.
  7. Quando a massa subir à superfície, retire com escumadeira, escorra e sirva.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Rita Tavares
Rita Tavares
Hora da comida

Leia em seguida

quanto-custa-um-parto

18 de julho de 2019

A hora de ver o rosto do seu bebê pela primeira vez se aproxima. O parto é um dos principais momentos da gravidez e por isso a mãe deve estar segura sobre a melhor forma de trazer a criança ao mundo. Conversamos com obstetras para entender quais os custos do parto e o que deve […]

16 de julho de 2019

Nesta terça (16), Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coaching financeira dá um grande passo em sua carreira com o lançamento da TV Carol, a primeira TV digital por streaming de uma influenciadora brasileira. A nova plataforma vai expandir horizontes e ampliar o alcance dos conteúdos sobre educação financeira para empoderar mais mulheres. Será […]

15 de julho de 2019

Poupar para o futuro pode ser desafiador. Esta regra pode ajudá-la a saber se está no caminho certo ao planejar a aposentadoria.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas