Ganhe mais dinheiro ao investir. Diversifique!

15 de maio de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Quem quer fazer o dinheiro render, tem que investir. E não pense que vai ganhar dinheiro sem sair de casa: para isso, você tem que trabalhar e dar duro em tudo que pretende fazer!

O primeiro passo para desmistificar o assunto mercado de investimentos é saber que todas nós somos capazes de aplicar nosso dinheiro. Comece a estudar mais sobre como investir sua renda, converse com pessoas que entendem o assunto e procure instituições especializadas em investimentos e nas quais você confie.

Por mais que os bancos ofereçam algumas opções de aplicação, elas nem sempre se enquadram dentro do esperado por você. A gente sempre fica com uma pulga atrás da orelha do que é realmente uma aplicação bacana e o que é um investimento que o seu gerente precisa bater a cota de vendas. Então, cuidado nessa hora! Conforme for se inteirando sobre o assunto vai perceber que os bancos nem sempre oferecem um bom negócio. Para você entender bem o que vale a pena ou não, precisa saber de todos os custos e tributos que incidem sobre os seus investimentos.

Se você tiver estratégia e puder investir em alguns ativos diferentes, é provável que ganhe mais. Portanto, faça escolhas conscientes e bem estudadas. Quanto mais conhecer o assunto, melhor será para o desenvolvimento dos seus rendimentos. Sua intimidade com o mercado de aplicações só irá crescer com o passar do tempo. Antes de tomar qualquer decisão, tenha certo qual é o seu perfil de investidora. Sabendo quanto de risco você quer correr, consegue escolher melhor as suas opções de investimentos. Outro detalhe muito importante é ter uma estimativa de quanto tempo quer deixar sua grana lá. Lembre-se que pode ter um custo resgatar a aplicação antes da hora e, em alguns casos (a maioria!), quanto mais tempo ficar parado melhor para o rendimento. Conheça os detalhes de todos!

Estando informada, você fica atenta com quais são as opções de ativos e sabe melhor as suas preferências. Existe um tabu de que apenas homens terão facilidade de investir. Isso é balela! Vá em frente e desbrave o mercado. Por mais que conte com uma equipe especializada no assunto para ajudá-la nessa tarefa, é importante saber mais. Por isso leia, leia e leia.

Diversifique
O único jeito para melhorar o desempenho do investimento e, consequentemente lucrar mais, é dividir seu dinheiro entre algumas aplicações. Não existe aquela história de que é perigoso deixar todos os ovos em apenas uma cesta? Com a diversificação, você só tem a ganhar, porque assim reduz os riscos e tem mais opções de investimento. Por exemplo, se uma aplicação está rendendo abaixo do esperado, a outra pode superar as expectativas naquele mês, enquanto no mês seguinte, a situação é a inversa. Assim, você consegue construir uma boa carteira para o longo prazo. Vai depender da sua estratégia.

No início pode parecer difícil, mas assim que for conquistando mais intimidade, a tarefa vai ser mais simples do que imagina. Cada pessoa tem uma estratégia para diversificar nos investimentos e escolher o caminho a seguir. Existem uma infinidade delas. Pode ser variando entre os ativos, como ações, fundos de previdência e fundos de renda fixa, por exemplo.

Para poder ter uma carteira diversificada, você precisa procurar uma gestora de recursos que possa te ajudar com isso. É uma estratégia de investimentos mais complexa, que exige acompanhar todos os ativos dentro do seu portfólio. Para isso, pesquise e procure alguém que você confia.

Cuidados
Esteja ciente de suas escolhas. Depois de feito não adianta choramingar que está perdendo dinheiro. Antes de começar, reúna todo dinheiro que tem para investir. O ideal é que tenha em mãos ao menos o dobro da sua renda mensal.

Fique atenta com as taxas cobradas para cada aplicação. Isso varia e normalmente são pouco comentadas. Não custa você perguntar se é cobrada com taxa de administração e se aquela quantia vai ser deduzida do Imposto de Renda.

Vá em frente e diversifique! Ficou com alguma dúvida?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

fundos-de-investimento-renda-fixa-ou-poupança

13 de fevereiro de 2019

Simulação da Anefac mostra que, com a Selic a 6,5% a.a., poupança bate fundos de renda fixa com taxa de administração alta. Descubra quais!

investimento-imobiliario-ganhar-dinheiro-aluguel-casa-01

12 de fevereiro de 2019

Quer ganhar dinheiro com investimento imobiliário? O primeiro passo é saber como aplicar o dinheiro que você ganha ao alugar casa ou apartamento. Saiba mais!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas