Guia de orçamento para casais

14 de março de 2019 - Por

orcamento-para-casais-01

quem ama, compartilha!

Casar ou morar junto com alguém pede união em todos os sentidos: inclusive na grana. Por isso, é muito importante ter sintonia na hora de montar o orçamento do casal. Como dividir as contas? E se alguém perder o emprego? Vale a pena ter conta conjunta? Tiramos essas e outras dúvidas a seguir, confira!

O casal vai morar junto? É hora de falar sobre dinheiro

A decisão de morar juntos antes do casamento é algo cada vez mais comum entre casais. Apesar de parecer cedo demais, não se engane: vocês precisam falar sobre dinheiro. Essa etapa é fundamental para garantir que vocês estão bem alinhados também neste assunto. Veja como.

Casamento: comunhão universal, parcial ou separação de bens?

Antes de se casar, vocês precisam decidir qual será o regime de bens – popularmente chamado “regime de casamento” – escolhido. Existem quatro opções: comunhão universal de bens, comunhão parcial de bens, separação total de bens e participação final nos aquestos. Afinal, qual escolher? Carol Sandler explica para facilitar sua decisão, veja aqui!

Como dividir as despesas do casal dentro do orçamento?

O momento depois de juntar as escovas de dente pode ser crítico quando o assunto é dividir as contas de casa. Quem paga o quê? Dividir as contas pela metade ou seguir uma proporcionalidade de acordo com o salário de cada um? Tire essas dúvidas aqui!

orcamento-para-casais-02

Vale a pena ter uma conta conjunta?

Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma conta conjunta não é sinônimo de ter uma relação financeira saudável com o seu marido ou esposa. Há casais que possuem uma conta conjunta, mas isso só traz transtorno e discussão. Já em outros casos, cada um tem a sua conta separada e tudo funciona bem na vida financeira. Então, o que é melhor: ter ou não ter uma conta conjunta? Clique aqui e entenda como decidir.

O que fazer com o orçamento quando a renda do casal cai pela metade?

Se organizar o orçamento familiar quando os dois estão empregados é uma tarefa desafiadora, imagine quando uma das partes do casal fica desempregada. Como ajustar o orçamento à nova (e menor) renda? Preparamos um passo a passo para ajudar vocês neste momento difícil, confira aqui.

Como administrar o dinheiro e o orçamento do casal?

É comum, nos lares brasileiros, que a mulher seja a responsável por cuidar do orçamento da família. Haja responsabilidade! Essa situação é tão habitual entre as leitoras do Finanças Femininas que elaboramos um guia para facilitar a vida, clique aqui e veja!

Ser transparente evitará muitas brigas por dinheiro e orçamento

Já ouviu falar em traição financeira? De acordo com o levantamento, cerca de 13 milhões de americanos admitiram que mantém dinheiro escondido do cônjuge. Este hábito é típico de quem desconfia do(a) parceiro(a), em maior ou menor grau. Clique aqui e entenda porque isso pode gerar conflitos e como resolver essa situação.

Como o desemprego afeta o relacionamento e o orçamento do casal

Um estudo da Universidade de Kansas (EUA) revelou que o dinheiro já é a principal causa de divórcios. Este dado só reforça que é preciso muito cuidado para que a situação financeira complicada não afete o relacionamento, de fato. Se você ou seu parceiro(a) perdeu o emprego, veja como agir para que a situação não abale a união.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

despesas-fixas-ou-essenciais-orcamento-50-30-20

22 de março de 2019

Confundir despesas fixas e essenciais é a receita para o desastre no orçamento. Será que a manicure é gasto essencial ou fixo? Carol Sandler explica a diferença – entenda e salve seu dinheiro!

gastos-para-cortar-do-orçamento-como-economizar-dinheiro

7 de fevereiro de 2019

Se você quer economizar dinheiro, precisa cortar AGORA esses 3 tipos de gastos (o segundo é muito comum). Veja quais são e equilibre o orçamento!

orcamento-ou-planejamento-financeiro-01

28 de janeiro de 2019

Para fazer o planejamento financeiro, você precisa de um bom orçamento e controle de gastos. Mas o que é orçamento? Qual é a diferença? Confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas