Guia para se aposentar com tranquilidade

22 de janeiro de 2020 - Por

guia-para-se-aposentar-com-tranquilidade

quem ama, compartilha!

A aposentadoria pelo INSS ficou mais rigorosa após a Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para se aposentar com tranquilidade e sem preocupações com dinheiro, será necessário ter organização financeira e estratégias de longo prazo para garantir um futuro seguro quando você quiser parar de trabalhar. A seguir explicamos as novas regras para se aposentar e como investir nessa fase da vida.

Aposentadoria por idade

Em outubro de 2019, a Reforma da Previdência foi aprovada no Congresso Nacional e mudou o cálculo das aposentadorias do INSS. A nova regra exige idade mínima, tempo de contribuição e regras de transição em alguns casos para se aposentar.

Na regra geral, a aposentadoria por tempo de contribuição deixa de existir e será exigida a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres do setor privado e público com 15 anos de contribuição para quem já faz parte da Previdência Social antes da reforma, será necessário ter 15 anos de tempo mínimo de contribuição. Pessoas que entrarem no mercado de trabalho após a reforma, devem contribuir por 20 anos. Entenda as regras de transição clicando aqui.

Microempreendedor individual (MEI): como se aposentar?

Cerca de 4 milhões de mulheres estão formalizadas, segundo dados do Portal do Empreendedor. Para se aposentar, a empreendedora deve pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses, que inclui a alíquota reduzida de 5% do salário mínimo, no valor de R$ 49,90.

Com a nova regra geral da Previdência, haverá uma idade mínima para aposentadoria e regras de transição para os segurados que estão próximos de solicitar o benefício do INSS. A Carol Sandler explica tudo no vídeo a seguir. Assista até o fim!

Planejar a aposentadoria desde cedo

Culturalmente não temos o hábito de pensar no longo prazo. Inúmeros fatores fazem com que o presente tenha mais importância e, consequentemente, deixamos de planejar o nosso futuro. No entanto, quando se trata de aposentadoria, temos que pensar e nos preocupar com a saúde do corpo e do bolso. Afinal, ninguém quer passar aperto após tantos anos de trabalho. Veja aqui algumas ideias para te motivar a pensar na aposentadoria.

Como escolher o plano de previdência privada?

A previdência privada é o primeiro investimento que vêm à cabeça quando pensamos em planejar a aposentadoria. Uma das grandes vantagens dessa modalidade são os benefícios tributários. Existem duas opções de planos: o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) ou PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Mas você sabe qual a diferença deles? Como escolher? Respondemos essas e outras dúvidas a seguir aqui, confira!

Quanto preciso poupar para aposentar?

Raramente pensamos na velhice durante a juventude. Afinal, todos queremos aproveitar os bons momentos dessa fase da vida e fazer planos de curto e médio prazo, como uma viagem. Mas é importante olhar para o horizonte e pensar em você quando chegar aos 60 anos. Não dá para pensar na aposentadoria quando a idade estiver avançada, com planejamento e poupando desde cedo você garante uma vida financeira saudável quando chegar à terceira idade. Saiba mais aqui.

Como investir na aposentadoria após os 30?

Se você já passou dos 30 e ainda não planejou a aposentadoria, saiba que ainda dá tempo de poupar dinheiro para garantir um futuro tranquilo. Conversamos com uma especialista para te ajudar a se aposentar. Confira aqui

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) carolnogueira@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

previdencia-entenda-as-novas-regras-para-obter-o-benefício-do-INSS

23 de outubro de 2019

O Senado aprovou o texto principal da reforma da Previdência que exige idade mínima, tempo de contribuição e regras de transição em alguns casos para se aposentar. Veja como obter o benefício do INSS.

aposentadoria-para-mei-o-que-muda-com-a-reforma-da-previdencia

25 de setembro de 2019

Na próxima semana, 1 de outubro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar as emendas da reforma da Previdência (PEC 6/2019). A proposta vai alterar as regras de aposentadoria para todas as pessoas que contribuem com o INSS, incluindo, quem é microempreendedora individual (MEI). Aproximadamente 4 milhões de mulheres estão formalizadas, […]

dia-dos-namorados

12 de junho de 2019

Começar a juntar dinheiro a dois é um grande passo no relacionamento. Neste dia dos namorados, te mostramos como fazer isso da melhor maneira possível. Confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas