Igualdade de gênero: bancos com mulheres na diretoria são mais rentáveis, diz estudo

11 de setembro de 2018 - Por

igualdade-genero-mulheres(1)

quem ama, compartilha!

Já falamos inúmeras vezes de como a igualdade de gênero pode ajudar as empresas a lucrarem ainda mais e de como as mulheres são inteiramente capazes de ocupar cargos de gestão. Uma pesquisa do Banco da Inglaterra, divulgada no início deste ano, corrobora essa constatação ao afirmar que bancos com mais mulheres na diretoria são mais rentáveis.

O estudo realizado pelas economistas Ann Owen e Judit Temesvary demonstrou que esse cenário funciona apenas se houver uma política de igualdade dentro da empresa. Isso quer dizer que de nada adiantaria colocar mais mulheres na diretoria sem uma política de gênero concisa. No levantamento foram utilizados dados de 87 bancos dos Estados Unidos entre 1999 e 2015.

Nos EUA, por exemplo, ocorreu um aumento da representação feminina em conselhos de administração dos bancos, mas a proporção de mulheres na base geral de funcionários permaneceu bem baixa. Ou seja, quanto maior o cargo, menor a representação feminina em outros setores da empresa: as mulheres representam 56,7% de todos os funcionários, 48% dos cargos de média gerência e 30,8% entre os executivos de nível sênior ou gerentes.

Por que a diversidade de gênero teria um impacto no desempenho do banco?

As pesquisadoras chegaram a duas explicações amplas sobre como a diversidade de gêneros afetaria o desempenho econômico de uma empresa. A primeira é que as mulheres são mais propensas a contribuir com conhecimentos especializados em determinadas áreas. Como resultado, quando há mais mulheres no conselho, há uma chance maior de empregar essas características.

A segunda explicação é que a própria diversidade impacta positivamente a empresa. Pesquisas anteriores mostraram que a diversidade tem custos (questões de conflito e coordenação) e benefícios (múltiplas perspectivas que levam a melhores decisões). O aumento da diversidade está associado à maior criatividade e produtividade, desde que o contexto institucional em que a diversidade ocorre minimize qualquer conflito associado às mulheres.

“Nossos resultados estão alinhados com essa segunda explicação porque mostramos que os benefícios positivos da diversidade ocorrem apenas nos bancos mais bem administrados”, dizem as pesquisadoras.

igualdade-genero-mulheres(2)

Impactos da diversidade nas empresas

De acordo com as pesquisadoras, o impacto da diversidade depende da qualidade do gerenciamento do banco. Essa hipótese baseia-se na ideia geral da literatura existente de que o contexto institucional afeta o impacto da diversidade – as empresas que são bem gerenciadas podem minimizar o conflito que acompanha a diversidade e, portanto, colher melhores resultados.

Para não atribuir apenas à diversidade de gênero um efeito causado por algo também relacionado a outras características, as pesquisadoras incluíram variáveis nas estimativas, como idade, número de conselhos atendidos e patrimônio dos membros do conselho. Elas também levaram em consideração o tamanho do conselho e se o banco fez alguma aquisição importante em um ano específico.

Adaptado de Bank Underground.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

fundos-de-investimento-renda-fixa-ou-poupança

13 de fevereiro de 2019

Simulação da Anefac mostra que, com a Selic a 6,5% a.a., poupança bate fundos de renda fixa com taxa de administração alta. Descubra quais!

10-atitudes-ser-feliz 01

6 de fevereiro de 2019

Já parou para pensar em como ser feliz? Acredite: a resposta está MUITO perto de você. Sorrir é a primeira atitude! Conheça outras e coloque em prática JÁ!

comprar-ou-alugar-imovel-quinto-andar

5 de fevereiro de 2019

Alugar um apartamento ou casa para morar é uma tarefa que pede atenção e cuidado para nao cair em ciladas. Veja dicas para escolher um imóvel para alugar!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas