10 de novembro de 2017 - Por Ana Paula de Araujo
Se você sentiu que a conta de luz e o gás de botijão ficaram mais caros, não é impressão: esses itens foram alguns dos responsáveis por acelerarem a inflação oficial em outubro, que ficou em 0,42%, aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o resultado foi de 0,16%, representando um aumento de 0,26 ponto percentual (p.p.) de um mês para o outro.
O IPCA acumula alta de 2,21% no ano e, considerando os últimos 12 meses, a taxa fica em 2,7%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo IBGE. A seguir, veja o que ficou mais caro e mais barato em outubro.
O maior vilão da aceleração do IPCA foi o grupo Habitação – responsável por metade da variação do índice de inflação do mês, com variação de 1,33% e impacto de 0,21 p.p – devido aos aumentos na conta de luz e no gás de botijão.
A energia elétrica está, em média, 3,28% mais cara graças à bandeira vermelha patamar 2, que representa uma cobrança adicional de R$ 3,50 a cada 100 Kwh consumidos. Já o botijão de gás registrou variação de 4,49%, que aconteceu como reflexo dos reajustes promovidos pela Petrobrás. Por isso, é preciso economizar. Aqui você confere algumas dicas para poupar energia e enxugar a conta de luz.
Outros grupos também puxaram a inflação: Vestuário (alta de 0,71%), Transportes (0,49%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,52%), Despesas Pessoais (0,32%), Educação (0,06%) e Comunicação (0,40%).
Apenas dois grupos registraram queda: Alimentação e Bebidas (-0,05%) e Artigos de residência (-0,39%). O primeiro apresentou redução pelo sexto mês consecutivo, porém, bem menos intensa do que a registrada em setembro (-0,41%). Isso só aconteceu por causa dos alimentos para consumo em casa, que passaram de -0,74% em setembro para -0,17% em outubro. A alimentação fora de casa apresentou alta de 0,16%, por isso, vale a pena preparar marmita para economizar (veja aqui como).
Já no grupo Artigos de residência, a queda de 0,39% foi impulsionada, principalmente, pelos eletrodomésticos (-1,10%).
Fotos: Fotolia
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
7 de dezembro de 2018
Graças à gasolina e conta de luz, a inflação ficou em -0,21% em novembro. Mas cuidado no supermercado! Veja o que ficou mais caro e economize!
23 de outubro de 2018
Inflação é o aumento generalizado de preços. Muito confuso? Carol Sandler mostra o que é inflação e como ela afeta sua vida de um jeito SIMPLES e FÁCIL!
8 de agosto de 2018
A inflação em julho ficou em 0,33% e, mesmo com baixa, energia elétrica é um dos itens que mais pesam no bolso. Confira a variação dos preços no mês para fazer as melhores escolhas e não prejudicar o orçamento.